Fundação Calouste Gulbenkian

Apresentação da Fundação Calouste Gulbenkian que se localiza em Lisboa, Portugal

A Fundação Calouste Gulbenkian é uma organização portuguesa de direito privado sediada em Lisboa, com utilidade pública e com fins estatuários para finalidades Artísticas, de Beneficência, relacionadas com a Ciência e com a Educação.

Fundação Calouste Gulbenkian logo

 

A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição portuguesa que tem direito privado e utilidade de carácter público geral com carácter perpétuo, cujos seus fins estatutários são a Arte, a Beneficência, a Ciência e a Educação. A origem da Fundação Calouste Gulbenkian remete ao ano de 1956 e surgiu para ser destinada a fomentar o conhecimento e a melhorar a qualidade de vida da sociedade através das artes, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação foi criada por vontade expressa em testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian que legou os seus bens ao país de Portugal sob a forma de uma fundação a qual se deu o nome de «Fundação Calouste Gulbenkian» cujos estatutos foram aprovados pelo Estado Português no dia dezoito do mês de julho do ano de 1956. A Fundação Calouste Gulbenkian tem carácter perpétuo e desenvolve atividades a partir da sua sede que se localiza em Lisboa (Portugal) mas também a partir das suas delegações em Paris, França, e na cidade de Londres, no Reino Unido.

Enquanto Fundação, a Fundação Calouste Gulbenkian mobiliza e incentiva a reflexão crítica nas áreas das artes, da ciência, da educação, da saúde, dos desenvolvimentos humanos e assuntos globais, financiam terceiros, no caso «Grant-Making», forma e cria novas capacidades de enfrentar questões da atualidade, desenvolve projetos-piloto, testam e associam-se a pessoas ou entidades com vista a aplicar esses projetos na sociedade, apoia projetos inovadores que geram progresso e adaptabilidade à mudança, influenciam e divulgam ideias e trabalhos de investigação que considera relevantes, cria redes e aproxima pessoas e instituições. Além da missão já enunciada, a Fundação Calouste Gulbenkian pretende promover os valores universais inerentes à condição humana, o respeito pela diversidade e pela diferença, a cultura da tolerância bem como a preservação do ambiente na relação do homem com a natureza. Pretende ainda manter o espírito sensível e crítico à harmonia da natureza e pela contemplação da beleza que construíram traços marcantes do carácter do fundador Calouste Sarkis Gulbenkian. A fundação tem atividades diretas tais como:

Fundação Calouste Gulbenkian

jardins gulbenkian

  • O Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador: que é o espaço da fundação onde se conversa e se divulga a coleção de arte do fundador.
  • O Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna: que é o espaço da fundação onde se gere, se conserva e se divulga a maior coleção de Arte Portuguesa do século XX.
  • A Biblioteca de Arte: que corresponde ao espaço onde é feita a conservação e divulgação de fundos documentais especializados em artes visuais e em Arquitetura bem como o arquivo de arte da fundação.
  • As várias Exposições Temporárias: que são organizadas consoante as várias áreas de atuação da fundação – Artísticas, de Beneficência, relacionadas com a Ciência e com a Educação – no decorrer do tempo.
  • Gulbenkian Música: que é um evento musical organizado através de temporadas de música onde estão presentes o Coro e a Orquestra Gulbenkian bem como grandes nomes da música mundial que atuam nas instalações da fundação.
  • O Jardim da Gulbenkian: que é um vasto espaço ao ar livre que tem zona verde como parques destinados ao lazer dos visitantes assim como atividades educativas. Este espaço tem também como objetivo incentivara preservação do meio ambiente na relação do homem com a natureza.
  • O Instituto Gulbenkian de Ciência: que é um espaço onde a fundação apoia um centro de investigação de excelência através do instituto.

A Fundação Calouste Gulbenkian atribui ainda prémios como o «Prémio Vasco Vilalva», que é um prémio anual, no valor de cinquenta mil euros que é destinado a assinalar intervenções exemplares em bens móveis e imóveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do Património. Além do «Prémio Vasco Vilalva» a Fundação atribui ainda o «Prémio Branquinho da Fonseca», que é um prémio que tem como objetivo incentivar o aparecimento de jovens escritores (entre os 15 e os 30 anos) de literatura infantil e juvenil cujo júri é composto por um representante do jornal Expresso e outro da própria Fundação Calouste Gulbenkian. Este prémio é atribuído em 2 modalidades: obras literatura para a infância e obras de literatura para a juventude.

507 Visualizações 1 Total
507 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.