É um problema afásico visual que gera dificuldade na leitura. O cérebro não avalia os estímulos visuais, as ideias exprimidas através da escrita não é perceptível e há comprometimento na percepção da linguagem e na sua compreensão.
A alexia deixa claro que a pessoa assume que compreendeu e percebeu o que lhe foi transmitido.
Há vários tipos de alexia que se encontram patentes a problemas associados como a perda do campo visual, ou outro défice na linguagem. Grande parte das alexias ocorrem depois de um AVC – acidente vascular cerebral. Para os casos de alexia recomenda-se a fonoaudiologia.
Tipos de Alexia:
Alexia Afásica – Ocorre quando as pessoas não conseguem decifrar os valores simbólicos relacionados com a linguagem. Isto é, as pessoas com alexia afásica têm dificuldade de perceber a diferença entre as letras e as palavras que, por sua vez, apresentam o seu significado de modo a que possam ser devidamente identificadas.
Os erros na leitura resultam de uma má interpretação generalizada em perceber a palavra. Para quem tem problemas afásicos tem dificuldade nas sílabas. Estas pessoas também têm dificuldade na escrita ditada e espontânea em que os caracteres são apresentados, tal como na agrafia afásica. As pessoas afásicas podem fazer cópias. Mas apresentam dificuldades em reler o que escreveram.
Alexia Pura – É caracterizada pela perda voluntária em identificar as palavras. É muito semelhante à Alexia Agnósoca. Essas características surgem, muitas das vezes, relacionadas à Agnosia Visual, principalmente no que se concerne às formas geométricas e às cores. A lesão que provoca este tipo de alexia situa-se no giro fusiforme e no giro lingual do hemisfério dominante, atingindo em simultâneo o esplênio do corpo caloso.
References:
http://saude.ccm.net/faq/551-alexia-definicao
http://web.alexiaeducacion.com/descargas/Alexia_catalogo.pdf