Conceito de Agitação
Agitação é o estado de inquietação e destabilidade de uma pessoa a nível emocional, podendo ocorrer devido a preocupações constantes ou provenientes de notícias negativas inesperadas. Demonstra a alteração em relação ao humor, ânimo, resultado de uma situação específica, espelhando o estado interior em que a pessoa se encontra mas também retrata o mal-estar geral através da linguagem corporal. Num estado de agitação existem diversas manifestações características da linguagem corporal, entre as quais: suor; movimento das mãos incoerentes com o ritmo da fala; fala rápida; palavras incoerentes; piscar os olhos de modo constante.
A agitação ocorre sobretudo quando a pessoa está nervosa fisicamente e movimenta-se de um lado para o outro. Quando a agitação é provocada, por exemplo, quando tiramos uma dúvida sobre determinado assunto que nos é importante, a agitação desaparece definitivamente e o problema fica resolvido. A agitação pode evidenciar também sinais como a tensão corporal e rigidez física, causando sofrimento e mal-estar generalizado.
A agitação revela a má gestação de sentimentos e de emoções. Afaste-se de tudo aquilo que lhe faz mal. Evite momentos de preocupação. Quando uma pessoa encontra-se agitada, o ritmo acelera, o coração dispara e a respiração aumenta gradualmente. As pessoas que se encontram agitadas também demonstram ataques de fúria e de ira. Muitas pessoas revelam verdadeiramente o seu caráter quando se irritam com muita facilidade relativamente a pessoas aparentemente mais tranquilas. Importa referir que todos nós podemos mudar a nossa forma de ser, de estar e de ver o mundo e que nunca é tarde para educarmos o nosso caráter, sem perdermos a nossa essência. Existem diversas estratégias para para minimizar estados de grande agitação, entre as quais o exercício, o passeio ao ar livre, exercícios de relaxamento e de recuperação do equilíbrio entre o corpo e a mente.
References:
MANTOVANIL, Célia; MIGONLL, Marcelo; ALHEIRALLL, Flávio; DEL – NENL, Cristina Marta – Manejo de paciente agitado ou agressivo. Rev. Bras. Psiquiatria. Vol.32 supl.2 São Paulo Oct. 2010
http://revistas.rcaap.pt/psilogos/article/view/3268/2639
http://www.psilogos.com/Revista/Vol9N12/Indice11_ficheiros/Frasquilho_MA_p35-45.pdf