Shéu (Futebolista)

Biografia de Shéu Han, antigo jogador e treinador de futebol

Biografia de Shéu Han, antigo jogador de futebol que se destacou pelo trabalho desenvolvido ao serviço do clube de futebol Sport Lisboa e Benfica onde atualmente desempenha funções como coordenador técnico.

Shéu Han

(1953)

Shéu (Futebolista)
.

Dados Biográficos

Nome completo: Shéu Han
Nascimento: Dia 3 de agosto de 1953
Local de Nascimento: Inhassoro, Moçambique
Ocupação: Coordenador Técnico do Sport Lisboa e Benfica; Antigo jogador e treinador de futebol
Principais clubes: SL Benfica
Nacionalidade: Moçambicana
.
.
.
1953 1970/71 1972/73 1988/89 1989/1990
Nascimento Entrou para os Juniores A (Sub- 19) do Sport Lisboa e Benfica Primeiro jogo pela equipa principal do Sport Lisboa e Benfica Abandonou a carreira como jogador de futebol Começou a desempenhar funções de Coordenador Técnico no Sport Lisboa e Benfica
.
.
1999 1999/00
Foi Treinador da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica Retomou a atividade como Coordenador Técnico no Sport Lisboa e Benfica até ao presente.

Shéu (Futebolista)2

Shéu Han, mais conhecido no mundo desportivo e em particular no mundo do futebol português, apenas por Shéu, nasceu no dia 3 do mês de agosto do ano de 1953 na cidade de Inhassoro, em Moçambique, África. Shéu é uma referência no futebol português e destacou-se como jogador do Sport Lisboa e Benfica, onde atuava como médio. Enquanto jogador do clube da cidade de Lisboa, Shéu marcou presença em 489 jogos entre várias competições jogadas e marcou um total de quarenta e cinco golos na carreira. Venceu dezassete títulos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica enquanto jogador sendo nove deles Campeonatos Nacionais, seis Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira. Além dos jogos pelo Sport Lisboa e Benfica, Shéu Han jogou ainda como internacional pela Seleção Nacional de Futebol de Portugal onde realizou vinte e quatro jogos e fez um golo. Além da carreira como jogador, Shéu foi ainda treinador da equipa dos encarnados apenas por quatro partidas, na época dos anos de 1998/99 onde dois dos jogos foram vitórias, um dos jogos resultou num empate entre as equipas e o restante jogo acabou com o Sport Lisboa e Benfica derrotado. Shéu é um símbolo do clube encarnado e além de ter sido jogador, capitão de equipa e treinador do clube por muitos anos, continua atualmente ligado ao clube da Luz onde desempenha funções de Coordenador Técnico da equipa principal desde a época dos anos de 1989/90 tendo apenas interrompido funções para dirigir a equipa como treinador durante os quatro jogos na época dos anos de 1998/99.

A carreira de Shéu começou por indicação de José Augusto – ex jogador e treinador de futebol e do Sport Lisboa e Benfica – quando José, treinador do clube naquela época, indicou que Shéu Han deveria deslocar-se para Lisboa para representar a equipa de juniores do Benfica, no ano de 1970. Nessa época, dos anos de 1970/71 Shéu integrou a equipa de Juniores A (Sub- 19 anos) do Sport Lisboa e Benfica e lá ficou durante duas épocas. A estreia pela equipa principal do clube das águias aconteceu na época dos anos de 1972/73 quando Shéu tinha apenas 17 anos, num jogo frente ao Barreirense e ‘por culpa’ de Jimmy Hagan, um treinador inglês que treinava o Benfica naquela época. Shéu estreou-se quando substituiu Toni (ex jogador e treinador de futebol e do Sport Lisboa e Benfica) no jogo – e mais tarde vieram a trabalhar juntos quando Toni foi treinador do clube vermelho e branco. Nessa altura Shéu travava uma ‘luta’ com o seu pai, que lhe tinha colocado como condição ter que terminar os estudos em mecânica e em desenho industrial, que Shéu cumpriu. Assim, com os estudos concluídos, conseguiu continuar a carreira como jogador e conquistar o estatuto de titular indiscutível na equipa principal na época dos anos de 1975/76, quando Mário Wilson era o treinador da equipa. Manteve-se jogador do Benfica até à época do ano de 1988/89, época em que terminou a sua carreira e foi desafiado a aceitar um cargo na equipa técnica da Luz. Assim, na época dos anos de 1989/90 começou a desempenhar funções no clube como Coordenador Técnico. Apenas interrompeu funções na época do ano de 1998/99 quando se tornou treinador do clube apenas por 4 jogos, em 1999. Retomou a atividade como Coordenador Técnico do Sport Lisboa e Benfica na época de 1999/00 e ainda desempenha essa função atualmente.

Shéu ainda na equipa de Juniores do SL Benfica

Shéu ainda na equipa de Juniores do SL Benfica

 

Shéu como jogador do SL Benfica

Shéu como jogador do SL Benfica

 

Shéu ao serviço da Seleção de Futebol Portuguesa

Shéu ao serviço da Seleção de Futebol Portuguesa

 

Shéu em 1999 como treinador do SL Benfica

Shéu em 1999 como treinador do SL Benfica

No ano que se dedicou à coordenação técnica do clube estavam também a começar a aparecer os computadores nos escritórios e como Shéu já tinha conhecimentos na área, o então presidente, João Santos, convidou-o para o cargo de secretário técnico. Aceitou o convite e inscreveu-se num curso de inglês para desempenhar melhor a sua função. Quando Eriksson regressou ao clube, em 1989, Shéu impressionou-o com o excelente domínio da língua. Em 2006/07 ainda acumulou o cargo de assessor de imprensa na primeira temporada de Fernando Santos no Sport Lisboa e Benfica.

Shéu Han é uma referência no mundo do futebol português e um símbolo no clube que representa desde a tenra idade. É um dos primeiros nomes que o público e a massa associativa e adepta indica quando se refere ao Sport Lisboa e Benfica. Está no Benfica há 48 anos e durante esse tempo disputou, enquanto jogador e treinador algumas das competições nacionais e europeias existentes e assistiu e participou de forma indireta em tantos e tantos jogos e tantas vitórias como Coordenador Técnico do clube da Luz.

Curiosidades sobre Shéu

  • Em Moçambique, aos 10 anos, a brincar com um foguete que não havia rebentado, sofreu uma deficiência na mão direita. Não se deixou abalar com o acidente e começou a escrever também com a mão esquerda.
  • O Benfica teve algumas dificuldades em recrutar Shéu e levá-lo para Portugal quando era ainda adolescente. O pai queria evitar que o filho jogasse futebol e queria incutir-lhe os estudos primeiros. No final conseguiram acordar que Shéu poderia ir para Portugal se concluísse os estudos de Mecânica em Lisboa. Assim aconteceu.
  • Começou por jogar na posição de avançado mas era muitas vezes apanhado em fora de jogo tal era a sua ambição de marcar golos. Após perceber isso, o seu treinador, ainda nos juniores, atribuiu-lhe a posição de médio à qual se adaptou na perfeição.
  • Quando terminou a carreira como jogador de futebol, Shéu ponderou começar a frequentar um curso de árbitro, no entanto recebeu um convite para integrar a equipa técnica do Benfica e aceitou continuar o vínculo ao clube.

Títulos ganhos por Shéu enquanto jogador de futebol

Shéu a festejar com Luisão, já como Coordenador Técnico do SL Benfica

Shéu a festejar com Luisão depois da equipa se tornar bi-campeã nacional e já como Coordenador Técnico do SL Benfica

Competições Nacionais:
  • 9 Ligas Portuguesas de Futebol: Na época dos anos de

1972/73, 1974/75, 1975/76, 1976/77, 1980/81, 1982/83, 1983/84, 1986/87, 1988/89

 

  • 6 Taças de Portugal: Na época dos anos de

1979/80, 1980/81, 1982/83, 1984/85, 1985/86, 1986/87

 

  • 2 Supertaças Cândido de Oliveira: Na época dos anos de 1980 e de 1985

.

1816 Visualizações 1 Total
1816 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.