Obstrução de um vaso sanguíneo devido à presença de um coágulo de sangue, conglomerados de bactérias ou partículas de gordura que é normal mente conduzida pela corrente sanguínea.
O êmbolo é o responsável pela obstrução dos vasos. As embolias mais graves ocorrem nos rins, no coração, nos pulmões e no cérebro.
A embolia é composta de células de sangue coaguladas. Um coágulo é designado de trombo e coágulo sanguíneo em movimento é conhecido de tromboembolo.
Tipos de embolia
Embolia Pulmonar – Ocorre quando um embolo que se forma na perna é alojado numa das artérias dos pulmões. Este tipo de embolia é dissolvido pelo corpo e sai por si só. Quando a embolia pulmonar é grave pode conduzir à morte.
Embolia Cerebral – Surge quando um coágulo é transpolado para o cérebro provocando um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou um ataque isquémico transitório (conhecido por um pequeno AVC).
Embolia Retiniana – Acontece quando os coágulos bloqueiam os vasos sanguíneos que nutrem a retina na parte de trás do olho, o que pode provocar cegueira.
Embolia Séptica – Surge quando há bloqueio de vasos sanguíneos devido a infeções criadas a partir de pequenas partículas que se instalam no organismo.
Embolia Amniótica – Nem todos os êmbolos são formados por sangue coagulado. Quando as mulheres estão grávidas, o útero enche-se de líquido amniótico. Desta forma, o feto fica protegido. O líquido amniótico gera embolia e pode atingir os pulmões da mãe.
Embolia Gasosa – Ocorre quando as bolhas de ar bloqueiam o fluxo sanguíneo arterial. Este tipo de embolia surge, por exemplo, em mergulhadores que voltam velozmente à superfície.
Embolia Gordurosa – Quando as partículas da medula óssea ou partículas de gordura são introduzidas na corrente sanguínea originado um bloqueio dos vasos sanguíneos de igual modo como acontece no bloqueio de um coágulo ou a formação de uma simples bolha de ar.
Sintomas da Embolia:
Falta de ar, sibilância ou respiração rápida.
Vertigem, Tonturas.
Perda de consciência.
Aumento da frequência cardíaca.
Escarro sangrento.
Dor no peito.
Tosse.
Dor lombar.
Exaustão de marcha (Pernas cansadas; pele quente nas pernas, veias salientes, edemas nos gémeos e dor ou cansaço nos pés).
Complicações de uma embolia
As complicações de uma embolia são várias. Depende do tipo de êmbolo. Essas complicações podem ser:
O bloqueio no vaso sanguíneo pode não ocorrer na totalidade, o que pode gerar insuficiências circulatórias localizadas. Quando o êmbolo é desfeito pelo vaso, pode-se formar um trombo secundário. Esta situação pode originar um enfarte, sobretudo quando há obstrução total de um vaso sanguíneo ou a circulação sanguínea é escassa. Podem surgir abscessos metastáticos, caso os êmbolos contenham pus.
Diagnóstico de embolia
Para chegarmos a conclusões assertivas sobre casos de embolia são necessários realizar vários exames complementares:
Raio X (chamado fiebografia), em casos de Embolia Pulmonar. Para obter o resultado claro é necessário injetar um contraste numa veia do pé e através do raio X é possível observar o refluxo.
Radiografia ao Tórax – É feito uma varredura na perfusão da ventilação (V/Q).
Angiografia pulmonar ou Tomografia computadorizada.
Doppler – Ecografia da rede vascular (Este exame permite a visualização da corrente sanguínea. Nos dias de hoje, há instrumentos modernos e pessoas experientes que têm capacidade de fazer um relatório bem definido, assertivo e permanente).
Venogramas ou Pletismografia de impedância.
Teste de valor de Dímero D (Teste de triagem para trombose venosa profunda para avaliar enfarte agudo de miocárdio, angina instável, coagulação intravascular difundida).
Observação: Um teste de valor Dímero D elevado não define casos de trombose. É importante a realização de outros exames de diagnóstico.
Tratamento e Prevenção
Para os vários tipos de embolia é fundamental que os pacientes sigam as instruções médicas ao pormenor. Para resolver a embolia é importante que os utentes tomem medicamentos (Anticoagulantes ou trombolíticos); pratiquem exercício físico; deixem de fumar; tenham uma dieta rica em nutrientes e equilibrada; pressão arterial regularizada.
References:
https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos/embolia
https://www.dicio.com.br/embolia/
https://www.famivita.pt/embolia-causas-tratamento/
https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-embolia-pulmonar-tep-sintomas-causas-tem-cura/