É o mesmo que esfera de vida. Refere-se a condições ambientais em que há o processamento da vida animal e vegetal terrestre. É a camada da terra que é habitada pelo solo, a água, o calor, o ar e os alimentos que são fundamentais para o desenvolvimento da vida. Esta camada do globo terrestre é coberta por constituintes presentes na litosfera, na hidrosfera e na litosfera. Estas camadas são compostas por meios sólidos, líquidos e gasosos que em conjunto constituem as quatro camadas da superfície terrestre.
Os ambientes ligados à biosfera encontram-se interligados e interdependentes uns dos outros. Se há uma alteração num deles isso provoca mudanças no grupo global.
A biosfera contém ecossistemas desde as altas montanhas (até 10.000 m de altura) ao fundo do mar (até 10.000 m de profundidade). As condições nestes locais variam. Desta forma, a seleção natural representa-se de forma diferenciada sobre os seres vivos de cada local. Por exemplo, os animais que habitam no fundo do mar sobrevivem graças à elevada pressão que a água exerce, enquanto nas grandes altitudes sobrevivem animais que se adaptam a baixas temperaturas e ao ar rarefeito. A terra (o solo), a água, a luz e o ar são fundamentais à vida.