Oscar Pistorius

Oscar Pistorius

Quem é Oscar Pistorius

Especialista em 100, 200 e 400 metros, o sul-africano Oscar Pistorius, nascido a 22 de novembro de 1986, foi o primeiro atleta sem pernas a competir tanto nos Jogos Olímpicos como nos Paraolímpicos.

Apesar de ter sido amputado com apenas 11 meses, o “Blade Runner” (como também é apelidado) conseguiu lutar contra as adversidades e, graças a próteses, seguiu a carreira do atletismo.

Atualmente, está preso pelo homicídio da sua namorada, Reeva Steenkamp, embora o mesmo alegue ter sido sem intenção de a matar, confundindo-a com um intruso na sua residência.

A carreira e Óscar Pistorius no atletismo

Ao longo da sua infância e adolescência, Oscar Pistorius desenvolveu uma paixão pelo desporto, tendo praticado wrestling, boxe, rugby e críquete. Só aos 16 anos, e perante a necessidade de recuperar de uma lesão num joelho, decidiu enveredar pelo atletismo.

Em janeiro de 2004, participou na primeira corrida de 100 metros e, nesse verão, ganhou a medalha de ouro dos Jogos Paraolímpicos de Atenas, desta vez na distância dos 200 metros, tendo conquistado o bronze na vertente dos 100 metros.

O sucesso do sul-africano foi quase imediato e, rapidamente, vários eventos começaram a convida-lo para participar nas suas corridas, originando-lhe o sonho de ser o primeiro atleta sem pernas a participar nuns Jogos Olímpicos.

Luta pelos Jogos Olímpicos

Contudo, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) baniu-o de competir com atletas não-amputados, uma vez que considerava que as próteses de carbono o beneficiavam.

Oscar Pistorius apelou da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto que, em maio de 2008, lhe deu razão, permitindo-lhe participar nos Jogos Olímpicos, algo que viria a acontecer somente em 2012. Antes, porém, conquistou mais três medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Pequim’ 08, nas especialidades de 100, 200 e 400 metros.

A 4 de agosto de 2012, em Londres, cumpriu o sonho de participar nuns Jogos Olímpicos, ao competir nos 400 metros, onde foi eliminado nas meias-finais. Cinco dias depois, correu pela seleção sul-africana nos 4×400 metros, atingindo a final.

Nesse mesmo ano, nos Jogos Paraolímpicos, alcançou a medalha de prata na distância dos 200 metros.

Morte da namorada e julgamento

A 14 de fevereiro de 2013, a namorada de Pistorius, a modelo Reeva Steenkamp, foi encontrada morta em sua casa, vítima de vários tiros na cabeça e no braço. A 19 de fevereiro, o sul-africano admitiu ter sido o autor do crime, julgando que se tratava de um intruso, disparando através da porta da casa-de-banho, onde se encontrava a modelo.

Em março de 2014, deu-se início ao julgamento, onde Pistorius reforçou a sua tese. Chamada a depor, a vizinha Michelle Burger, admitiu ter ouvido gritos de dor de uma mulher, seguidos por pedidos de ajuda da parte de um homem.

Em outubro do mesmo ano, o tribunal sentenciou-o a uma pena de cinco anos por homicídio por negligência. Passado um ano, foi libertado e colocado sob prisão domiciliária.

Em 2016, o Supremo Tribunal da África do Sul anulou a decisão anterior, considerando que, embora Pistorius não soubesse a identidade da pessoa por detrás da porta, ele tinha noção que estava a cometer um crime, pelo que foi condenado a uma pena de seis anos de prisão, a qual foi alargada para 13 anos em 24 de novembro de 2017.

Parece que foi finalmente feita justiça para a Reeva. Ela, finalmente, pode descansar em paz”, afirmou numa declaração o advogado da família da modelo.

402 Visualizações 1 Total

References:

Cary, B. (2001, Junho 18). Mentors of the mind. Los Angeles Times. Disponível em: http://www.latimes.com

Lusa e J. C. M. (2017, novembro 24). Pena de Oscar Pistorius por morte da namorada aumentada para 13 anos. Correio da Manhã. Disponível em: http://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/pena-de-oscar-pistorius-por-morte-da-namorada-alargada-para-13-anos-de-prisao

402 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.