Risorgimento é uma palavra italiana que em português significa ‘Ressurgimento’ ou ‘Ressurreição’ e que é aplicada ao movimento intelectual, ideológico e político que predominou entre a segunda metade do século XVIII e a segunda metade do século XIX e que tinha como principal objetivo a unificação da Península Itálica, que na altura era um conjunto de pequenos Estados dominados por potências estrangeiras.
Numa primeira fase (1848-1849) o movimento do Risorgimento levou a cabo uma série de ações revolucionárias e iniciou uma guerra contra o Império Austríaco que ocupava grande parte do território italiano a norte.
Numa segunda fase (1859-1860) prosseguiu-se com o processo de unificação dos vários Estados (Reino de Sardenha, da Lombardia, do Vêneto, do Reino das Duas Sicílias, do Ducado de Módena e Reggio, do Grão-ducado da Toscana, do Ducado de Parma) formando assim Reino de Itália. O processo concluiu-se com a anexação de Roma (até aí a capital dos Estados Pontifícios) em 20 de setembro de 1870.