Conceito de realizador
O realizador de cinema, também designado por alguns como cineasta, supervisiona o trabalho artístico e técnico dos outros elementos que colaboram na produção, sendo ele o responsável pela adaptação do argumento ou roteiro de um filme.
Pode trabalhar em curtas, médias e longas-metragens, bem como em filmes publicitários ou na gravação de programas televisivos. Noutro contexto, também pode se apelidar de “realizador” ao responsável de determinado ato (ex: “realizador de sonhos”).
O realizador de um filme é, comummente, reconhecido como o autor do mesmo. Porém, na área do cinema, é visto como um dos quatro criadores/ responsáveis pela obra artística (os outros são o produtor, o argumentista e o técnico do som).
Para além de ser um dos responsáveis pelo “casting” (escolha dos atores e da equipa técnica), também é o realizador que, normalmente, decide quantas vezes se deve repetir uma “cena”, dando orientações a todos os outros, incidindo-se essencialmente sobre os atores.
Alguns realizadores, como Alfred Hitchcok, Christopher Nolan ou Ingmar Bergman, tornam os próprios filmes mais populares ou de culto. Outros, como Quentin Tarantino ou Roberto Benigni, costumam conciliar as suas funções com as de ator, enquanto Charles Chaplin para além de realizador, argumentista e ator, também trabalhava como compositor de músicas.