UPA – União dos Povos de Angola

O que foi a UPA – União dos Povos de Angola

UPAA UPA (sigla de União dos Povos de Angola) foi uma organização política fundada em 1958, em Léoplodville, na altura capital do Congo Belga, por Holden Roberto, líder nacionalista angolano. A UPA teve como sucessora a UPNA (União dos Povos do Norte de Angola), que fora criada em 1955, e que tinha como objetivo, depois da morte do rei bacongo D. Pedro VII, apoiar um herdeiro protestante e não um católico como pretendiam os portugueses. A mudança de nome de UPNA para UPA correspondia à vontade de identificação nacional e não apenas regional.

Em março de 1962 a UPA fundiu-se com outras organizações nacionalistas mais pequenas, entre as quais o PDA (Partido Democrático de Angola), transformando-se na FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola), alargando os seus objetivos à autodeterminação e independência relativamente a Portugal. Dois meses depois da fundação do FNLA, Holden Roberto funda um governo de Angola no Exílio (o Governo Revolucionário de Angola no Exílio – GRAE).

1635 Visualizações 1 Total
1635 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.