Pérgamo

Pérgamo foi uma cidade localizada na costa ocidental da Ásia Menor, perto do mar Egeu e a cerca de 160 km a sul de Tróia. Foi de acordo com a tradição, fundada pelos gregos da Arcádia cerca de 750 a.C. Atingiu o seu máximo esplendor no séc. III a.C., numa altura em que se tornou capital de uma das mais ricas monarquias helénicas: a monarquia dos reis atálidas sob cujos reinados (entre os séc. III e II a.C.) se tornou num importante centro da cultura e das artes, com a sua escola de escultura a ganhar grande fama no mundo antigo. A cidade possuía também uma enorme biblioteca (apenas superada pela de Alexandria) onde pela primeira vez foi utilizado o pergaminho (a própria palavra pergaminho deriva de Pérgamo). Entre as estátuas erguidas na cidade por Átalo I para celebrar a vitória sobre os invasores gálatas no séc. III a.C., encontra-se o famoso ‘Gálata Moribundo’.

Em 133 a.C. o rei Átalo III, que não tinha descendentes, vendeu a cidade aos romanos, os quais, em 129 a.C., fizeram dela a capital da província da Ásia. Contudo, a partir do séc. III d.C. a cidade entra em declínio. No séc. XIV passa para o domínio dos otomanos.

676 Visualizações 1 Total
676 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.