Apresentação do Teste D-48
A prova D-48 tem como nome original “Tests de Dominos” e foi criada em 1959 por Anstey. Destina-se a adultos e adolescentes a partir dos 12 anos e pode ser aplicada individualmente ou em grupo. O tempo de aplicação ronda os 25 minutos, sendo que passados 15 minutos do início da prova deve-se avisar o avaliado que em 10 minutos terminará o tempo. O psicólogo que administra a prova deve certificar-se que as respostas são dadas na folha correta, uma vez que existe um caderno com as instruções e uma folha de respostas em separado. Antes do início propriamente dito, existem uns exemplo que o examinador deve fazer com o examinando, de modo a confirmar se este percebeu o que lhe é pedido.
A sua forma de correção é manual e ainda não existe a adaptação para a população portuguesa, embora a prova esteja traduzida.
Este teste avalia dimensões como as funções centrais da inteligência (abstração e compreensão de relações), capacidade de conceptualização do raciocínio e aplicação do mesmo a novos problemas. Tem como objetivo principal medir a inteligência geral ou o chamado “fator g”.
A inteligência pode ser definida como “poder” ou capacidade mental relevante e universal bem como pelo conhecimento e funções cognitivas que o integram. Por outro lado, o “fator g” pode ser encarado como uma energia mental que equivale à inteligência abstrata ou capacidade para resolver problemas a partir da formação de ideias gerais e do estabelecimento de relação entre elas.
A prova D-48 tem por base os pressupostos inerentes às Matrizes Progressivas de Raven, assim sendo, possuem os mesmos princípios de construção ainda que com materiais diferentes.