Quem é Ricardo Darín?
O termo Ricardo Darín refere-se ao ator e diretor argentino, nascido dia 16 de janeiro de 1957. Tendo atuado por diversos anos em séries de televisão e migrado posteriormente para o teatro e o cinema, é considerado atualmente como um dos melhores e mais populares atores de seu país e do mundo.
Seus papéis mais importantes no cinema foram como protagonista dos filmes Nueve reinas (2000), El Hijo de la Novia (2001), Luna de Avellaneda (2004), El Aura (2005), El secreto de sus ojos (2009) e Un cuento chino (2011).
Em 2011, Darín venceu o Prêmio Konex de Diamante, um dos mais prestigiados da Argentina, sendo considerado como a personalidade mais importante do entretenimento argentino das últimas décadas.
Biografia
Ricardo Darín nasceu em Buenos Aires em uma família que já era muito ligada ao mundo artístico. Seu pai e sua irmã também são atores. Ainda criança, com dez anos de idade, ele estreia no teatro, numa peça em que trabalhou junto com seus pais, Ricardo Darín y Renée Roxana.
Aos dezasseis anos, estreia na televisão argentina, com o programa Alta Comedia e Estación Retiro. Foi dirigido por Alberto Migré, popular novelista argentino, e por isso consegue atingir uma razoável popularidade no país, sendo protagonista em várias destas produções. Apesar de ter iniciado sua carreira cedo, Darín não teve formação acadêmica em teatro.
Na década de 1980, ainda junto ao diretor Migré, Ricardo Darín atinge definitivamente a fama, como parte dos Galancitos, um grupo de jovens atores que levou sucessos da televisão ao teatro. Ricardo Darín, então associado à figura de galã, não fica preso a esse estereótipo e, nos anos 1990, atinge seu maior sucesso televisivo, como comediante, no seriado Mi cuñado, um remake de uma série da década de 1960.
O teatro, na Argentina, é uma atividade muito forte, quase tão importante quanto o cinema e a literatura. Buenos Aires é considerada a capital do teatro de toda a América Latina. E o Complexo Teatral de Buenos Aires (CTBA) é enorme, contendo casas de espetáculos por toda a cidade. Por esse motivo, Ricardo Darín nunca abandonou o teatro e segue estreando em peças de diversos estilos até hoje.
Na vida pessoal, Ricardo Darín é casado com Florencia Bas desde 1988. O casal possui dois filhos: Clara Darín e Ricardo Darín Júnior. Entre 1978 e 1987, Ricardo Darín foi casado com Susana Giménez, uma apresentadora de televisão e modelo argentina famosa.
Ricardo Darín no cinema
Quando Ricardo Darín entra para o cinema, ele já era famoso nos ecrãs argentinos. Inicialmente, sua presença é discreta e dedicada ao público juvenil, como nos longas: He nacido en la ribera, Así es la vida, La rabona, Los éxitos del amor, La carpa del amor, La discoteca del amor e La canción de Buenos Aires.
É nos anos 2000 que Ricardo Darín se fixa no cinema, primeiramente com o filme Nueve Reinas, e depois com El Hijo de la Novia, do premiado diretor Juan José Campanella. Em 2002, El Hijo de la Novia recebeu um Oscar de Melhor filme estrangeiro, consagrando mundialmente Ricardo Darín, protagonista da história.
O feito foi repetido mais uma vez, em 2009, com o filme El Secreto de Sus Ojos. Um sucesso no mundo todo, o longa ganhou inclusive um remake com Nicole Kidman, Julia Roberts e Chiwetel Ejiofor.
A notoriedade de Ricardo Darín fez com que, em 2006, recebesse a nacionalidade espanhola, uma concessão especial do governo espanhol a pessoas que têm méritos reconhecidos. Também já recebeu diversos Goya Awards ao longo de sua carreira.
Versátil, o ator já foi comediante, dramático, padre, assassino, policial, entre muitos outros papéis. Atualmente estreará em uma série televisiva chamada Blanco o Negro, Nunca Gris. Seu último filme foi o drama político La Cordillera, de 2017.