Livre-Arbítrio

Livre-arbítrio é a possibilidade de agir de determinada forma, ou deixar de agir, sem qualquer razão para tal a não ser a própria vontade.

Livre-arbítrio é a possibilidade de agir de determinada forma, ou deixar de agir, sem qualquer razão para tal a não ser a própria vontade.

Desta forma, presume-se portanto a escolha dirigida pela vontade: o indivíduo age de certa maneira porque assim o quer e sente-se responsável pelo ato praticado.

Para que o livre-arbítrio seja exercido na sua plenitude não podem existir impedimentos externos ao movimento.  A afirmação é válida tanto para a liberdade de palavra, quanto para a de ação ou de crença.

O significado real de livre-arbítrio tem assim sentidos religiosos, morais, psicológicos e científicos. No entanto, para algumas pessoas o livre-arbítrio significa ter liberdade, o que muitas vezes é confundido com o desrespeito e a falta de educação.

Livre-Arbítrio segundo Santo Agostinho:

De Libero Arbitrio (Livre-Arbítrio) foi a obra de Santo Agostinho e que data a 395.

Esta obra foi escrita na forma de um diálogo entre o autor e o seu amigo, Evódio. São elaboradas algumas teses a respeito da liberdade humana e é abordada a origem do mal moral.

Livre-Arbítrio na Filosofia:

No âmbito da filosofia , o livre-arbítrio opõe-se ao determinismo (que defende que todos os acontecimentos são causados por fatores anteriores).

No caso do determinismo, as ações do Homem são determinadas por leis da natureza ou por outras causas.

Para a filosofia, o individuo faz exatamente aquilo que tem de fazer, sendo os seus atos inerentes à sua vontade.

 

397 Visualizações 1 Total
397 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.