Conceito de Scale-up
Scale-up, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), são empresas que sustentam um rápido crescimento por um período considerável de tempo e de forma faseada.
Na verdade, uma scale-up é a versão mais madura e consolidada de uma startup. É expectável que uma scale-up cresça, pelo menos, 20% ao ano por três anos consecutivos.
É importante que as startup evoluam para estas empresas de crescimento rápido que assentam num modelo de negócios escalável.
Uma scale-up tem uma idade média de 14 anos, daí que não se deverá pensar que ao criar uma startup se chegará a este patamar.
De acordo com o relatório de monitorização da Startup European Partnership (SEP – a primeira plataforma pan-europeia dedicada às startups europeias, fundada pela Comissão Europeia em janeiro de 2014 no Fórum Económico Mundial em Davos), o ecossistema português de scale-up está a crescer rapidamente. Em 2016 foram garantidos mais de 130 milhões de dólares, isto é, 40% do financiamento total levantado no período de 2010-2016, o que revela que Portugal está a crescer duas vezes mais rápido que a média europeia. Portugal registou 67 scale-up que captaram 350 milhões de dólares.