Conceito de 3 F’s Family, Friends and Fools
3 F’s Family, Friends and Fools, que em português significa, família, amigos e tolos, é uma expressão muito utilizada no âmbito do empreendedorismo e das startups e representa o conjunto de pessoas a quem o empreendedor deve recorrer em primeiro lugar para obter apoio financeiro quando pretende lançar uma ideia de negócio. Poderão mesmo ser convidados amigos e familiares que partilham a mesma visão para integrar a empresa como sócios. É o designado love capital, pois é obtido junto de pessoas com quem se têm laços familiares e/ou de amizade e que acreditam no potencial da sua ideia de negócio.
Esta solução deverá ser sempre uma hipótese a considerar, principalmente para evitar as elevadas taxas de juros dos bancos e demais instituições financeiras geralmente praticadas no financiamento a projetos em fase de arranque. Obviamente que, embora se estabeleça um compromisso pessoal, tal não significa que não se deva continuar a procurar outro tipo de investimentos e investidores que não pertençam ao círculo familiar e de amigos.
Quer se recorra a amigos ou a familiares, não deve se pedir dinheiro a pessoas que não podem ‘dar-se ao luxo’ de o perder. E deve-se legalizar esse empréstimo para que todos saibam exactamente o que podem esperar sejam juros, participação no capital da empresa, retorno do capital, etc.
Sem o apoio dos três “F”- Family, Friends & Fools, a maioria dos investidores de capital de risco é mais cautelosa a investir num novo projeto pois, se nem a família e amigos acreditam o suficiente na ideia, porque é que eles o devem fazer.