Stephen King

Stephen King é um escritor norte-americano, conhecido como um dos grandes autores de contos e romances de horror e de ficção científica da atualidade.

Stephen King é um escritor norte-americano, conhecido como um dos grandes autores de contos e romances de horror e de ficção científica da atualidade. Além de ser um dos autores mais traduzidos do mundo, suas obras com presença em mais de 40 países, ele já vendeu cerca de 400 milhões de cópias de seus livros.

Ele nasceu em 21 de setembro de 1947, na cidade de Portland, nos Estados Unidos. Logo aos dois anos, o pai abandonou a família. A infância de King foi repleta de dificuldades financeiras. Ele, a mãe e o irmão mais velho mudaram-se de cidade várias vezes. Ainda durante a infância, Stephen King testemunhou a morte de um amigo, que foi atropelado por um comboio após ficar preso à ferrovia.

Muito cedo ele entrou em contato com a escrita. Durante a época da escola, ele escrevia histórias inspiradas nos filmes de terror que mais gostava. Com a ajuda do irmão, David, fazia cópias dessas histórias para revender aos colegas de aula.

Após graduar-se no Ensino Secundário, em 1966, Stephen King estudou inglês na Universidade do Maine. Lá ele possuía uma coluna em um jornal universitário, o The Maine Campus. King atuava em políticas estudantis, como membro de um grupo de estudantes engajado em lutas contra a Guerra do Vietnam, por exemplo. A vida de King durante a faculdade serviu de inspiração para algumas de suas obras. Durante essa época conheceu ainda sua esposa, Tabitha Spruce, com quem se casou um ano após sair da faculdade, em 1971.

stephen king

Stephen King: uma máquina de escrever

A carreira literária de Stephen King iniciou-se com publicações de contos em revistas masculinas. Enquanto não conseguia emprego como professor, ajudava a sustentar a família recém-formada com Tabitha por meio dessas pequenas participações em revistas. Pouco depois ele foi contratado na escola Hampden Academy, mas continuou a escrever pequenos contos durante as noites e nos finais de semana.

Apenas em 1973 escreveu seu primeiro romance, que o auxiliaria a alcançar a fama e o permitiria ser escritor em tempo integral: “Carrie”. No fim do verão desse ano, King e sua família se mudaram para o sul do Maine, para que ele pudesse ficar mais próximo de sua mãe, que estava doente. Ela, no entanto, não chegou a ver o livro publicado, pois morreu de câncer de útero nesse mesmo ano, e o livro foi lançado apenas no ano seguinte.

Durante esse período, King passou por momentos pessoais complicados. Além da morte da mãe, nessa época ele desenvolveu uma grave dependência ao álcool, que durou uma década. Um de seus personagens mais famosos, Jack Torrance, do romance “O iluminado”, publicado em 1974, foi baseado no próprio Stephen King durante sua fase alcóolatra.

No ano de 1999, Stephen King sofreu um grave acidente: foi atropelado por um carro, durante uma de suas caminhadas de verão, no estado do Maine. Ele sofreu múltiplas fraturas na perna direita e um de seus pulmões foi perfurado, além de ter sofrido traumatismo craniano. Após três cirurgias e alguns meses de recuperação, King voltou a produzir em seu ritmo habitual.

Stephen King é um dos autores mais populares e prolíficos da sua geração. Ele já publicou 54 livros e 200 contos, que estão reunidos em antologias. Em um livro em que fala sobre o processo de escrita, “On writing: a memoir of the craft”, ele conta que leva três meses para escrever o rascunho de um romance, e que escreve pelo menos dez páginas por dia. O sucesso de King ainda levou e continua a levar muitas de suas obras a serem adaptadas para cinema e televisão desde a década de 1980, o que faz dele um dos escritores mais bem-sucedidos financeiramente de todos os tempos.

399 Visualizações 1 Total

References:

http://stephenking.com/index.html

King, Stephen. (2010). On writing: a memoir of the craft. New York: Scribner.

399 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.