A Escala de Planos Televisivos é a unidade de medida que diferencia os vários tipos de planos utilizados em televisão
Se tivermos como referência a figura de uma pessoa podemos dividir o seu espaço em três áreas demonstrativas: 1- A que nos mostra o ambiente que o envolve; 2- A que nos permite observar a ação que a pessoa está a executar e 3- A área que nos permite analisar a sua expressão. Estas três áreas demonstrativas configuram três grupos de planos diferentes: os planos de ambiente, os planos de ação e os planos de expressão.
Os Planos de Ambiente podem ser:
– PMG – Plano Muito Geral: Este tipo de plano não tem limites, é um plano bastante geral que contém o ambiente em que a pessoa se insere. Não tem muito impacto visual em televisão pois os detalhes são pouco visíveis. Deve durar apenas o tempo necessário para orientar os espectadores sobre as relações espaciais dos elementos importantes em cena. Depois deve ser usado para lembrar ou informar as mudanças em cena e identificar espacialmente a cena.
– PG – Plano Geral: Este tipo de plano também se centra no ambiente vivido em cena. O ambiente prevalece à semelhança do plano muito geral no entanto no plano geral a figura humana (a referência inicial) já se consegue observar com mais nitidez. É um plano mais aproximado.
Os planos de ação podem ser:
– PGM – Plano Geral Médio: Neste tipo de plano já é mais visível a figura humana, que aparece num ponto central da imagem. No plano geral médio, que é um plano de ação já se consegue, como o nome indica, perceber as ações desenvolvidas pela pessoa que está em cena. Este é um plano de equilíbrio entre o retrato do ambiente que envolve a pessoa que está em cena com a ação executada por ela própria.
– PA – Plano Americano: Neste tipo de plano o ambiente continua a estar presente, no entanto, o conteúdo principal do plano e das filmagens são os intervenientes da cena. Este tipo de planos era muito popular em Hollywood nos anos 30/40, no entanto, hoje em dia entrou em desuso e chega mesmo a ser considerado de mau gosto; O principal motivo para o desuso e para o facto de ser considerado por muitos críticos como um plano de mau gosto é porque corta os intervenientes da cena, as personagens, à altura dos joelhos.
– PM – Plano Médio: Este tipo de plano é um plano que exclui o ambiente envolvente à personagem da cena. É um plano do corpo da personagem em que maior parte do fundo é eliminado sendo assim a personagem o centro da atenção para o espectador. O Plano Médio é cortado pela cintura e considera-se um plano intermédio entre o plano de ação e o plano de expressão e carece de intensidade psicológica para a mensagem passar para o espectador.
Os planos de expressão podem ser:
– PP – Plano Próximo: Este tipo de plano é cortado entre os ombros e a cintura ou um pouco abaixo das axilas da personagem em cena e proporciona proximidade em relação à pessoa permitindo assim perceber as suas expressões faciais. O Plano Próximo elimina o ambiente envolvente e revela ou salienta intenções da personagem. É o plano mais adequado à filmagem de diálogos e obriga o espectador a estar mais atento. Pode avançar para Grande Plano ou retroceder para Plano Médio.
– GP – Grande Plano: É a expressão na sua máxima importância. Este plano é cortado pela parte superior dos ombros, dá mais dramatismo à cena e retira completamente o ambiente e a ação de plano. As mudanças de expressão facial, que são importantes para compreender a conversa das personagens em cena, são vistas facilmente através deste plano.
– MGP – Muito Grande Plano: Este plano é um plano de expressão exagerado. É cortado pelo queixo e pela testa e permite que seja aumentada a carga emocional da imagem para o espectador. Pode somente mostrar a boca ou os olhos da personagem e é usado em pessoas quando a cena é mais dramática. Pode também ser usado em objetos quando é importante revelar pormenores do mesmo.
– PD – Plano de Detalhe: Este tipo de plano destina-se à filmagem de apenas uma parte do corpo da personagem em cena e permite que seja aumentada a carga emocional da cena – à semelhança do Muito Grande Plano – pois a personagem pode ser filmada a chorar, por exemplo, com maior detalhe.