Conceito de Espírito Maker
O espírito maker designa o ímpeto fazedor (maker) de cada um de nós para produzir coisas, artefactos, etc…
Esta cultura preconiza que, ao experimentarmos e fazermos as coisas por nós, pela primeira vez, estas adquirem outro valor e significado. Ao fazermos algo por nossa conta e risco, como um presente, uma peça de mobiliário, uma nova decoração e até mesmo um blog ou um site, aprendemos o seu valor e valorizamo-nos por isso, sentimo-nos orgulhosos.
Na verdade, segundo um estudo do National Training Laboratories (instituição educacional norte-americana sem fins lucrativos), a taxa de retenção durante o processo de aprendizagem é 75% mais eficaz através do “aprender fazendo” (practice doing).
O espírito maker exige superar a inércia, ter perseverança e vontade de criar, inovar, sendo muito relevante para os empreendedores que estão sempre à procura de novas ideias e formas diferentes de fazer as coisas.
Atualmente, as novas tecnologias possibilitaram o desenvolvimento deste espírito – uma delas é a democratização das impressoras 3D. Qualquer pessoa pode começar a imprimir facilmente objetos e/ou produtos coisas dos quais se poderá orgulhar! Seja um maker!