Festival RTP da Canção – Anos 2010

“Amar pelos dois”

2010

 Em 2010, o festival foi apresentado por Sílvia Alberto e decorreu na Arena da Praça de Touros do Campo Pequeno, a maior infraestrutura a nível de lotação em que o festival ocorreu. A canção vencedora foi “Há dias assim” interpretada por Filipa Azevedo, que conquistou internacionalmente o 18º lugar com a composição de Augusto Madureira.

Em segundo lugar ficaram Nuno & Fábia com o tema “Amar (Vieste para me salvar)” dos compositores Pedro Britohá e Pedro Vaz. Em terceiro ficou Nina Pinto com “Meu coração não é meu” de Marios Gligoris e Augusto Madureira.

Para além destes participaram ainda Nucha com o tema “Chuva”, Banda Trocopasso com “O mundo de pernas para o ar”, Filipa Galvão Telles com “O amor não sabe”, Catarina Pereira com “Canta por mim”, Claudisabel com “Contra tudo e todos”, Evelyne Filipe “A tua voz”, Seis Po’ Meia Dúzia com “Pássaro saudade”, Filipe Delgado com “Serei eu”, Gonçalo Tavares com “Rios”, Nuno Pinto com “Fogo lento”, Ouro com “Arco-íris dentro de mim”, Jorge Guerreiro com “Ai Lisboa”, David Navarro com “Quem é que será?”, Rui Nova com “Uma canção à Cid (O sol e as estrelas)”, Gonçalo Madruga com “Cores de um mundo”, Dennisa com “Meu mundo de sonhos”, The Agency com “É assim que as coisas são”, Terra D’Água com “Amanhã no mar”, V-Boy com “Quando eu penso em ti”, Ricardo Martins com “Caminheiro de mim”, Vanessa com “Alvorada”, Joana Lobo Anta com “Há dias”, João Pedreira com “Destino qualquer”, Paulo João Sousa com “Pintado a carvão”, Davi Duarte com “Serei alguém p’ra ti”, Ricardo Levi com “Minha alma lusitana”.

Neste ano, os vencedores deveriam ter sido os Homens da Luta com o tema “Luta assim não dá”, no entanto, foram desqualificados por infração ao regulamento que é bem explícito quando diz que apenas músicas que nunca tenham sido apresentadas ao público podem concorrer. O grupo assumiu que o erro foi da parte deles quando não leram corretamente o regulamento.

2011

 O grupo desqualificado do ano anterior, os Homens da Luta, foram os vencedores deste ano com o tema “A Luta É Alegria”do compositor Vasco Duarte. A nível internacional conquistou a pior classificação que Portugal teve, ficando em 40º lugar.

Participaram ainda Wanda Stuart com “Chegar à tua voz”, Inês Bernardo com “Deixa o Meu Lugar”, Ricardo Sousa com “O mar, o vento, e as estrelas”, Filipa Ruas com “Tensão”, 7 Saias com “Embalo do Coração”, Carla Moreno com “Sobrevivo”, Henrique Feist com “Quase a Voar”, Nuno Norte com “São os Barcos de Lisboa”, Rui Andrade com “Em Nome do Amor”, Tânia Tavares com “Se esse Dia Chegar”, Axel com “Boom Boom Yeah”, Alma Real com “Não quero Falar”, Carla Pires com “Voar Alto” e por fim Nádia Correia com “Sonhos do Verbo Amar”.

2012

Apresentado por Sílvia Alberto e Pedro Granger o festival teve lugar nos Estúdios da RTP e a canção “Vida minha”, interpretada por Filipa Sousa e da autoria de Andrej Babić e Carlos Coelho foi a vencedora, após o apuramento por casting em Lisboa e em Vila Nova de Gaia onde participaram apenas cantores profissionais.

Dentro destes cantores profissionais foram seleccionados os Cúmplice’s com o tema “Será o que será”, Rui Andrade com “Amor a Preto e Branco”, Ricardo Soler com “Gratia Plena”, Pamela Salvado com “Fica a Saudade”, Carlos Costa com “Queres que eu dance?”, Vânia Osório com “O mundo passa”, Pedro Macedo com “Outono em forma de gente”, Joana Leite com “O amor é maior que a vida”, Arménio Pimenta com “Um poema na bagagem”, Tó Martins com “Amanhã começa o meu futuro” e ainda Gerson Santos com “(Re)descobri Portugal”

2014

Após um ano de pausa por questões orçamentais e de reestruturação da RTP, o festival volta em 2014 apresentado por Sílvia Alberto e José Carlos Malato e fica apurado para a Eurovisão com tema “Quero ser tua” interpretado por Suzy e da autoria de Emanuel.

Os finalistas desta competição foram Catarina Pereira com o tema “Mea Culpa”, Rui Andrade com “Ao Teu Encontro”, Zana com “Nas Asas da Sorte” e Raquel Guerra com “Sonhos Roubados”. Não foram apurado para a final mas participaram na semi-final os artistas Carla Ribeiro com “Mais Para Dar”, Lara Afonso com “O Teu Segredo”, Ricardo Afonso com “Emoção”, Ivo Lucas com “Eu vou” e ainda Madalena Trabuco com “Coração de Filigrana”.

2015

Esta edição contou com duas semi-finais e uma final e teve como apresentadores  Jorge Gabriel, Joana Teles, José Carlos Malato, Sílvia Alberto, Catarina Furtado e Júlio Isidro. Saiu vencedora a canção “Há um mar que nos separa” com a interpretação de Leonor Andrade e composição de Miguel Gameiro.

Participaram ainda Teresa Radamanto com “Um Fado em Viena” de Fernando Abrantes e Jorge Mangorrinha ficando em segundo lugar, Simone de Oliveira com “À espera das canções” de Renato Júnior e Tiago Torres da Silva ficaram em terceiro lugar, Yola Dinis com “Outra Vez Primeira”, Gonçalo Tavares com “Tu tens uma mágica” e ainda José Freitas com “Mal Menor (Ninguém me guia à razão)”.

2017

Esta edição marcou a história de Portugal com a vitória do tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e da autoria da sua irmã Luísa Sobral, e que deu a Portugal a vitória em Kiev, na final da Eurovisão, e que faz com que em 2018 Portugal receba, vindos de todos os países, os concorrentes da Eurovisão.

Os restantes participantes foram Viva La Diva conquistando o segundo lugar com o tema  “Nova glória”, Celina da Piedade no terceiro lugar com “Primavera”, Jorge Benvinda com “Gente bestial”, Fernando Daniel com “Poema a dois”, Pedro Gonçalves com “Don’t Walk Away”, Lena d’Água com “Nunca me fui embora” e em último lugar Deolinda Kinzimba com o tema “O que eu vi nos meus sonhos”.

2018

Com o festival a comemorar as Bodas de Ouro e Portugal a receber o festival da Eurovisão, tudo indica que 2018 será um ano em grande. Para já ainda só se sabe que a edição decorrerá no Pavilhão Multiusos de Guimarães a 4 de Março.

A RTP convidou os compositores Aline Frazão, Armando Teixeira, Benjamim, Bruno Cardoso (Xinobi), Capicua, Daniela Onis, Diogo Clemente, Diogo Piçarra, Francisco Rebelo, Fernando Tordo, Isaura, Janeiro, João Afonso, Jorge Palma, José Cid, JP Simões, Júlio Resende, Mallu Magalhães, Miguel Ângelo, Minta, Nuno Rafael, Paulo Flores, Paulo Praça, Peter Serrado, Rita Dias e Tito Paris.

726 Visualizações 1 Total
726 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.