Conceito de Seminograma
Seminograma, ou espermograma, é um teste diagnóstico destinado a avaliar o sémen através de parâmetros macro e microscópicos. É um exame comummente utilizado para avaliar a fertilidade masculina ou como prova positiva depois de uma vasectomia.
A amostra deve ser recolhida através da masturbação, sem recurso a preservativo num recipiente estéril, depois de 2 a 3 dias de abstinência sexual e entregue no laboratório em menos de 60 minutos depois da colheita.
Uma vez no laboratório irão ser avaliados os seguintes aspetos macroscópicos: aspeto, liquefação, viscosidade, pH e volume. De seguida serão avaliados, microscopicamente, a concentração, motilidade, morfologia, vitalidade e aglutinação dos espermatozóides e a presença de outros elementos celulares.
De acordo com a OMS os valores para os quais um seminograma é considerado normal são os seguintes: entre 2.0 e 5.0mL de volume, ph entre 7.2 e 8.0, concentração de espermatozoides maior ou igual a 20 milhões/mL, com 25% a moverem-se de forma linear e rápida (tipo A) ou com 50% de forma linear lenta/não linear. Quanto à morfologia devem existir mais de 15% de espermatozóides considerados normais, devem ainda estar mais de 50% vivos.
Desvios a estes valores levam a diferentes diagnósticos consoante os valores alterados. Quanto ao volume pode-se classificar em Hipospermia, valores inferiores a 2 mL, ou Hiperespermia com valores superiores a 5 mL. Na ausência de ejaculado está-se perante um caso de uma Aspermia.
Relativo à concentração, valores inferiores a 20 milhões/mL designam-se de olizoospermia, na ausência de espermatozóides existe uma Azoospermia. Se existirem menos de 25% de espermatozóides com boa motilidade designa-se Atenozoospermia. Teratozoospermia é a designação para quando não são encontrados pelo menos 15% de espermatozóides com forma normal. Quando mais de 75% dos espermatozoides estão mortos existe uma Necrozoospermia e a presença de sangue no esperma designa-se Hemospermia.
A determinação da existência de uma possível infertilidade faz-se através da avaliação destes parâmetros num plano geral.