Moral do senhor (moral nobre), Friedrich Nietzsche

Moral do senhor é um conceito usado por Friedrich Nietzsche para definir um dos dois comportamentos que fundamentam sua perspectiva sobre a moral. Nietzsche faz um exame sobre a consistência dos valores morais, como são instituídos e onde se acham fundamentados e mostra que eles não são universais e nem tão pouco caem em um relativismo. Para responder a nuances relativas a construção dos valores morais ele desenvolveu uma genealogia, onde analisa a maneira de proceder dos indivíduos moralmente.

A moral do senhor (ou do nobre) surge da afirmação e, mais, da autoafirmação de si. Nisso reside a diferença fundamental entre esta e a moral dos escravos. Porque toda moral nobre parte de um dizer sim a si mesmo. Há nessa moral uma maneira de avaliar que ressalta o sentimento de plenitude e excesso da própria força. Tomando-se como único ponto de referência, o forte não necessita de aprovação e dispensa qualquer termo de comparação – sabe-se criador de valores. Em um primeiro momento atribui valores à homens, mais tarde, por extensão, atribuirá aos atos destes homens. Sua ação pressupõe que julgar um homem pelos seus atos é pressupor que a ele seria possível agir de outro modo. Mas, para o forte, não há escolha: é preciso extravasar a própria força, ela não pode não ser exercida.

3692 Visualizações 1 Total
3692 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.