Os planos quanto ao enquadramento são os ângulos de câmara escolhidos para mostrar uma imagem, seja através de fotografias, televisão ou cinema.
Desta forma, é possível descrever o plano quanto ao enquadramento como a maneira de determinar a distância entre a câmara e o objeto que está a ser filmado.
É importante salientar que o enquadramento depende de três elementos: a altura do ângulo, o lado do ângulo e o plano, sendo que o plano no mundo cinematográfico pode ser usado para, como neste caso, ser o principal componente do enquadramento como se pode designar por ser tudo o que está entre dois cortes num filme.
A noção de enquadramento é uma das linguagens cinematográficas mais importantes, pois ao enquadrar-se bem, com um bom senso narrativo e estético, é possível contar uma boa história através do cinema.
Determinar qual o plano a seguir (noção principal de enquadramento) em cada plano (noção de estrutura do filme) é responsabilidade do diretor, que normalmente entra em diálogo como o diretor de fotografia.
As gramáticas da linguagem cinematográfica variam muito, de modo a que a lista dos planos que se segue, seja uma das muitas possibilidades.
- Plano Geral – Com um ângulo visual bem aberto, é possível ver-se o cenário à sua frente. A figura humana acaba por ocupar um espaço muito reduzido na tela. Plano mais usado em exteriores ou interiores de grandes proporções;
- Plano de Conjunto – Plano que permite enquadrar a figura humana da cabeça aos pés, fazendo um enquadramento do cenário. Neste caso, a figura humana ocupa um espaço maior na tela, sendo possível reconhecer os rostos das pessoas mais próximas da câmara;
- Plano Médio – A figura humana enquadra-se por inteiro ficando com um pouco de espaço sobre a cabeça e outro espaço sob os pés;
- Plano Americano – A figura é enquadrada dos joelhos para cima;
- Meio primeiro plano – A figura humana é enquadrada da cintura para cima;
- Primeiro plano (podendo também chamar-se de Close-Up ou Close) – A figura humana é enquadrada do peito para cima;
- Primeiríssimo plano (podendo também ser chamado de Big close-up ou Big-close) – A figura humana é enquadrada dos ombros para cima, sendo muito utilizado em cenas de diálogo;
- Plano detalhe – A câmara enquadra uma parte do rosto ou do corpo (ex: um olho, um pé, uma mão). Também pode ser utilizado para dar foco a um objeto (ex: uma carta, um copo).
Quanto ao posicionamento da câmara os planos podem ser:
- Plano frontal – Plano filmado ao nível dos olhos da personagem;
- Plano picado – Filmado de cima para baixo (usado muitas vezes para dar uma ideia de inferioridade);
- Plano contrapicado – Filmado de baixo para cima (usado muitas vezes para dar uma ideia de superioridade).