O que é a Doença de Addison
A Doença de Addison é uma doença que resulta de uma produção insuficiente de diversas hormonas vitais pelas glândulas supra-renais, e que se manifesta mais frequente na meia-idade. A doença é devida a uma perturbação das ditas glândulas supra-renais resultante da parte cortical dessas glândulas.
Sintomas:
Os principais sintomas desta doença são a fraqueza, anemia, tonturas, tensão arterial baixa, perda de peso, alteração da cor da pele e da membrana que reveste a boca. A alteração da cor pode ir do amarelo ao castanho e até mesmo ano negro. Por vezes, estão também associados vómitos, náuseas, diarreia, debilidade do pulso e palpitações cardíacas.
Diagnóstico:
O diagnóstico desta doença é difícil dado a sua evolução ser lenta e porque, ocasionalmente, podem ocorrer períodos de melhoras. A baixa percentagem de hormonas supra-renais no sangue, bem como a alteração do equilíbrio de sais nos fluídos, pode ser detetada através de análises clínicas.
Tratamento:
Se aplicado de acordo com um diagnóstico realizado atempadamente, o tratamento pode ter resultados muito positivos. O tratamento habitual passa pela substituição das hormonas supra-renais desaparecidas por hormonas sintéticas, sendo a recuperação geralmente muito rápida.
.
Nota importante: Este texto é meramente descritivo e não constitui nem substitui aconselhamento médico.