A área da formação Pessoal e Social é considerada uma área transversal e está presente em todo o trabalho educativo desde o jardim-de-infância. A área do desenvolvimento pessoal e social assenta no reconhecimento da criança como sujeito e agente do projeto educativo e cuja identidade é construída ao longo da interação social e do ambiente inserido. A criança vai criando referências nos contextos em que vive e nas interações sociais com os outros, o que lhe permite construir uma identidade, respeito pelo outro, desenvolver a autonomia e valorizar o património cultural. As aprendizagens adquiridas correspondem a um processo progressivo realizado ao longo do pré-escolar e que acompanha ao longo do ciclo vital. Nessas aprendizagens interligadas consideram-se quatro componentes fundamentais: construção da identidade e auto-estima; independência e autonomia; consciência de si e convivência democrática e cidadania.
O desenvolvimento social também de igual relevância passa por expressar escolhas, planos e decisões; reconhecer e resolver problemas; expressar e compreender sentimentos; ter necessidades próprias e compreender rotinas.
A disciplina do Desenvolvimento Pessoal e Social está prevista desde 1986 segundo a lei de base do sistema educativo. Esta disciplina pretende acompanhar e orientar os indivíduos ao longo da vida, valorizar estratégias de prevenção primária e facilitar as transições entre os diferentes contextos de vida. Os temas abordados no 1.ºciclo são: relações interpessoais; resolução de problemas em contexto escolar; reciclagem; poluição e dilemas morais.
As principais competências do Desenvolvimento Pessoal e Social são: ser responsável e autónomo; ajudar os colegas; respeitar as diferentes culturas, valores e opiniões; ter iniciativa; avaliar e refletir e ter confiança em si e nos outros.
Para ter bem-estar emocional é essencial: apresentar uma auto-estima positiva, curiosidade e desejo em aprender, auto-organização, criatividade, competências sociais, linguagem adequada, pensamento crítico e compreensão do mundo.
O desenvolvimento pessoal e social nos adultos é centrado em várias competências: reflexão e análise, vontade e capacidade de esforço, iniciativa e motivação, trabalho em equipa, tomada de decisão, comunicação, empatia e habilidades sociais. O importante é compreender os problemas diários e como progredir de forma a atingir o crescimento pessoal.