A Pantone definitivamente não vê o mundo em preto e branco. É considerada hoje em dia, a principal autoridade no que diz respeito a cores e paletas de cores, reconhecida pelos seus sistemas e tecnologias, criados e melhorados para a reprodução precisa e incomparável de cores nítidas e vibrantes.
Pantone Inc. é uma empresa sediada em Carlstadt, estado de Nova Jersey, Estados Unidos. É mundialmente conhecida pelo seu sistema de cores, largamente utilizado na indústria gráfica.
A Pantone foi fundada em 1962 por Lawrence Herbert, que foi director da companhia. Inicialmente, Pantone era uma pequena empresa que fabricava cartões de cores para companhias de cosméticos. Rapidamente, Herbert adquiriu a Pantone e desenvolveu o primeiro sistema de cores em 1963.
As cores Pantone é conhecido mundialmente, como a linguagem padrão de alta qualidade para a comunicação em todas as fases do processo de reprodução de cores, desde o designer até o fabricante, desde o revendedor até o consumidor, em praticamente todos os sectores da produção e indústria.
A história da Pantone começou numa pequena gráfica comercial, localizada na pequena cidade de Manoochie, de Nova Jersey, que inicialmente fabricava cartões de cores para empresas de cosméticos. Em 1956 a gráfica contratou ao jovem Lawrence Herbert, até então um esforçado estudante da faculdade de Medicina da Hofstra University.
Lawrence então percebeu o potencial que tinha nas suas mãos e utilizou os seus conhecimentos em química para sistematizar e simplificar as acções da empresa na preparação das cores das tintas, criando uma paleta de dez cores básicas ou pigmentos das quais qualquer cor poderia ser misturada e reproduzida. Em pouco tempo a empresa passou a comercializar este sistema e, em 1962, a divisão já rendia mais que a própria gráfica. Herbert, então, adquiriu os activos da empresa dos seus patrões e rebaptizou-a de PANTONE.
O primeiro sistema de cores da empresa foi lançado oficialmente no mês de Setembro de 1963 e iria causar uma transformação profunda na indústria gráfica. Este novo sistema inovador de identificação, combinação e comunicação de cores, conseguiu, por primeira vez, resolver os inúmeros problemas associados com produção precisa de combinações de cores na comunidade de artes gráficas.
Durante os últimos 50 anos, a marca PANTONE® desenvolveu e melhorou o conceito do seu sistema de combinação de cores, adaptando-o para as mais diversas indústrias, onde a reprodução fiel das cores são críticas, incluindo tecnologia digital, têxteis, plásticos, arquitectura e interiores.
A ideia do sistema de Guias Pantone é apresentar todas as possibilidades de tonalidades e numerá-las para especificar e designar determinadas cores, e visualizar exactamente, como serão depois de impressas.
O departamento de produção gráfica industrial, ou por exemplo, das agências de publicidade, utilizam esta tabela como referência para mostrar ao cliente como ficará a impressão final, antes de encaminhar o trabalho para a gráfica. A numeração da Pantone é útil para que a gráfica tenha a instrução de como calibrar a maquinaria, e garantir que a cor seja exactamente a mesma, que está impressa no catálogo Pantone. Por exemplo, podemos pedir à empresa que imprima o trabalho utilizando a cor Pantone 655 e a empresa terá instruções sobre como produzir a cor 655 no seu equipamento. Desta forma, o produto final será exactamente o pretendido.
A Pantone LLC. recomenda que o Guia Pantone seja substituído anualmente, com o intuito de minimizar possíveis divergências na referência da cor, visto a degradação e desgaste natural das tintas.
Os Guias Pantone de diferentes edições muitas vezes têm cores diferentes de outras edições. Uma solução é a digitalização, com a utilização da biblioteca de cores Pantone em espectrofotómetro. Desta forma, os utilizadores poderiam medir o valor da cor e compará-lo com o valor Pantone directamente, sem ter que o comparar com a versão impressa do guia.
A Pantone LLC. desenvolve continuamente ferramentas de comunicação, selecção e controle de cores para uma variedade de situações e agressivamente adopta as novas tecnologias digitais para atender o melhor possível as necessidades de cores de designers e profissionais de produção. A Pantone INC foi adquirida em 2007 pela X-RITE, líder em equipamentos de calibração e medição, no sentido de aprimorar ainda mais esta importante modernização do sistema.
Actualmente a PANTONE oferece produtos, tecnologias e serviços para a comunicação e gerenciamento da cor em mais de 100 países, que são utilizados em escala industrial nos segmentos da moda, design gráfico, têxtil, no design de produto e na área de tecnologia de cores.
Por mais de 50 anos, a empresa oferece aos profissionais produtos e serviços para explorar o mundo das possibilidades da cor na sua expressão criativa. Sempre uma fonte de inspiração de cores, também oferece tintas para pintura (mais de 1.800 opções), além de produtos e serviços para os consumidores inspirados pelo design e apelo da marca.
References:
https://www.instagram.com/pantone/
https://www.jenreviews.com/color-meaning/
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação – São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1990
MOTTA, Duílio La. Dicionário básico de artes gráficas – São Paulo: Burti, 1997