O que é o Fundo Europeu de Investimento?
O Fundo Europeu de Investimento (FEI), criado em 1994, é uma instituição da União Europeia que tem como objetivo o apoio às pequenas e médias empresas do países membros da União. A sua estrutura acionista é tripartida e inclui o BEI – Banco Europeu de Investimento (acionista maioritário, detendo 59% do capital), a Comissão Europeia (detém 30%) e 34 instituições financeiras privadas da União Europeia e da Turquia (que em conjunto detêm 11%).
O Fundo Europeu de Investimento não é uma instituição de crédito, não concedendo empréstimos ou subsídios às empresas, nem realizando investimentos directos em empresas. De facto a atividade da instituição é efetuada através de bancos e outros intermediários financeiros, financiando operações de capital de risco para apoio a pequenas e médias empresas, em especial empresas que se encontrem em fase de arranque ou que atuem nos domínios tecnológico, e dando garantias a instituições financeiras (como os bancos) que cobrem os créditos dados a PME. Para isso, recorre a fundos próprios que lhes são concedidos pelo BEI e pela União Europeia.
Além dos Estados-Membros da União Europeia, o Fundo Europeu de Investimento desenvolve também actividades na Turquia, na Croácia e em três dos quatro países da EFTA (Islândia, Liechtenstein e Noruega).