UMTS

UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) designa o protocolo da terceira geração de telemóveis.

UMTS é a sigla da expressão inglesa de Universal Mobile Telecommunications System, que em português significa Sistema Universal de Telecomunicações Móveis, e designa o protocolo da terceira geração de telemóveis. Está a ser desenvolvido por um grupo de empresas sob o nome de ETSI. Um dos benefícios proporcionados por esta tecnologia será a unificação de todos os protocolos mundiais em uso atualmente.

O UMTS representa um sistema completo. Isso significa, que inclui telemóveis (e outros equipamentos móveis), as infraestruturas de rádio necessárias para fornecer serviços de chamadas e dados de sessão, o equipamento de rede para o transporte de chamadas e dados do utilizador, os sistemas de faturação, e os sistemas de segurança, entre outros. O UMTS tem raízes profundas de GSM (Sistema Global para Comunicações), às vezes é chamado de 3GSM. As redes UMTS atualizadas em todo o mundo são capazes de proporcionar maior velocidade de download até 14 Mbps através do protocolo HSDPA (High-Speed ​​Downlink Packet Access). Maiores velocidades de uplink até 5,7 Mbps estão atualmente em curso através do protocolo HSUPA (High Velocity Uplink Packet Access). Ambos HSDPA e HSUPA são parte de uma família maior de protocolos conhecido como High Speed ​​Packet Access (HSPA). O UMTS é construído em redes GSM, e goza dos mesmos recursos de roaming global. Praticamente todos os telefones UMTS são capazes de mudar para o modo GSM. Tal como os seus antecessores GSM, os telefones UMTS também vêm com um SIM (Subscriber Identity Module) atualizado, conhecido como o USIM (Universal SIM). Os telefones UTMS podem trabalhar com qualquer SIM ou USIM.

Com a indústria wireless movendo-se de 3G para 4G, o UMTS serve como base para o novo conjunto de tecnologias de rádio, conhecida como Long Term Evolution (LTE) do 3GPP.

As redes que se atualizam a partir do GSM ao Sistema Universal de Telecomunicações Móveis são capazes de reutilizar um número de elementos de rede, incluindo: o registo de localização, o centro de comutação móvel e o Centro de Autenticação, para citar alguns.

Na maioria dos casos, as redes 3G e 2G e serão feitas para operar lado a lado.

1092 Visualizações 1 Total
1092 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.