Se falamos de Caricatura, como uma forma de expressão artística e social, temos de ter a consciência que muitos são os factores sociais, culturais e históricos que contribuíram para o surgimento dessa forma de expressão. Uma simples definição não é o suficiente para passar a limpo a riqueza de informações que a caricatura, como linguagem gráfica.
Segundo alguns historiadores, algumas das primeiras caricaturas são encontradas nas obras de Leonardo da Vinci, que buscavam ativamente pessoas com deformidades para serem usadas como modelos. O objetivo era oferecer uma impressão do original que era mais marcante do que um retrato.
A palavra caricatura, do italiano caricare, que significa “carregar, no sentido de exagerar ou aumentar algo em proporção”, surgiu no século XVII. Deste período se destaca o trabalho de Pier Leone Ghezzi, um dos primeiros a dedicar-se quase de forma integralmente à realização de caricaturas. E tendo em consideração que conta os críticos consideram que um dos principais e mais importantes atributos de uma boa caricatura a máxima expressividade com o mínimo de traços, a obra de caricatura de Gianlorenzo Bernini, é considerada como uma das mais brilhantes.
Artistas como Honoré Daumier, Thomas Nast, Gogu Neagoe, Picasso ou Vitali, sao alguns dos muitos que enriqueceram o panorama do mundo da caricatura com as suas obras. Monet, por exemplo, era caricaturista no início de sua carreira.
Nos dias actuais, o comum ainda o uso de elementos caricaturais nas artes gráficas contemporâneas e são vários os caricaturistas que se destacam internacionalmente, fazendo exposições e publicando nas publicações editoriais. Os maiores nomes são Sebastian Kruger, Jan Opdebeeck, Mulatier entre outros.
Hoje em dia é algo habitual, encontrarmos caricaturas políticas ou desportivas, nas publicações editoriais, como jornais ou revistas.
Uma Caricatura é um desenho de uma personagem da vida real (tu ou eu, ou como um políticos ou desportista), mas também pode ser de uma personagem fictícia (como uma personagem de um filme ou uma série).
Uma boa caricatura transmite rapidamente a imagem de uma pessoa. Ela pode ou não, ser cómica, variando bastante conforme o estilo do artista.
De uma maneira geral, a caricatura é um desenho cujo objectivo principal é enfatizar e exagerar as características de uma pessoa, animal ou objecto. A caricatura revela um retrato bem-humorado, cómico e/ou irónico no que se refere aos aspectos físicos do objecto caricaturado e aos aspectos psicológicos e/ou comportamentais, como gestos, vícios e hábitos particulares.
A caricatura é uma das formas de expressão caricatural e se utiliza do exagero em determinadas características físicas da pessoa. É mais comum vermos o emprego do exagero nos traços da fisionomia da pessoa caricaturada, mas pode-se eleger qualquer parte do corpo, bem como trejeitos para serem destacados no desenho. É muito importante exagerar, mas sem esquecer manter traços característicos que identifiquem a pessoa caricaturada.
A caricatura é a “mãe” do expressionismo, onde o artista desvenda e exagera as impressões que a índole e a alma deixaram de cada pessoa. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar os aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo entre as formas.
Dentro da representação caricatural, existem ainda outras duas formas de manifestação artística, o charge e o cartoon, onde o foco principal deixa de ser uma pessoa concreta, para ser uma situação ou um determinado fato ocorrido.
Um charge, relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, económico e social específico e depende do conhecimento desses factores para ser entendida e torna-a perecível com o passar do tempo. Um charge tem um papel importantíssimo como registo histórico.
Um cartoon, relata um fato universal que não depende do contexto específico de uma época ou cultura, sendo assim atemporal. Temas universais como a guerra, o planeta terra, o universo, a pobreza ou a riqueza, são frequentemente explorados nos cartoons. Devem ser temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo por diferentes culturas em diferentes épocas.
Hoje em dia, a utilização da caricatura tornou algo tão popular e comum, que podemos encontra-las nos mais variados suportes, impressos ou online, como em: blogs, convites de casamento, festas de aniversário, retratos, montagens fotográficas, etc.