Definição e Características
Filme de Acção : género cinematográfico com mais apelo e sucesso comercial. Instituiu-se nos anos 80 e actualmente mantém coerências nas narrativas, quer estilísticas quer dramáticas. é um dos géneros que mais salas de cinema enche, pela adrenalina que causa no espectador. Não são filmes de diálogos complicados que levem a reflexões filosóficas. É um género de distracção e divertimento e não tanto de reflexão. Neste sentido, é frequentemente criticado pelo uso de clichés narrativos e das temáticas exploradas. É um género usa frequentemente actores mais conhecidos e apelativos (ainda no sentido de encherem a sala do cinema) e aposta em efeitos especiais estrondosos bem como cenários exuberantes que aliciem o público.
Realização e Argumento
Na escrita do guião de um filme de acção, é importante salientar a principal característica do género: criação de sequências de intensa acção como perseguições, batalhas ou explosões. O ritmo é constante. Um filme de acção não pode ser lento, no entanto pode ( e deve) ter quebras para não se tornar repetitivo e maçador para quem vê.
Na construção das personagens, vilões e heróis devem ser bem definidos e postos em confronto. Para o conseguir recorre-se frequentemente à diferenciação nas roupas ou na própria fisionomia. O confronto entre herói e vilão é o que vai garantir a continuidade da trama com fim a uma resolução do conflito.
Sendo um género mais dedicado ao entretenimento do que a pensamentos profundos sobre situações ou temas, é importante construir uma história de narrativa simples. A linha de construção deve ser básica – Introdução, desenvolvimento e conclusão, tendo sempre em mente as cenas de ritmo acelerado. Assim é importante que a montagem das cenas obedeça a picos de adrenalina com acompanhamento de banda sonora muito específica para que o espectador se sinta envolvido na própria acção. Como por exemplo: estilhaços ao redor das personagens, cidades devastadas, salpicos de sangue e violência. Estes mecanismos são essenciais na construção de guião e realização de um filme de acção.
Cinematografia
Como exemplos deste género cinematográfico: «First Blood», «Die Hard», «Terminator», «Transformers», filme-catástrofe o «Earthquake» ou filmes seriados como «Indiana Jones» e «The Mummy».