Definição
Filme de curta duração. Deriva do termo Francês court-métrage. No cinema americano é utilizada a expressão short film.
Duração
Não existe uma duração estipulada para distinguir curtas-metragens de longas-metragens, no entanto, estas duram cerca de trinta minutos. Para serem candidatas aos Óscares americanos a duração máxima aceitável é de 40 minutos.
Escrita do Guião
Em termos de escrita do guião de uma curta-metragem, a história que deve ser curta e simples, deve assentar apenas numa ideia forte. Geralmente, são enredos destilados de pormenores, com poucas personagens e poucos locais a filmar. Não há lugar a grandes descrições de personagens e a história obedece à regra básica de escrita para cinema: a criação de um elemento detonador (que coloca a historia em movimento; o desenvolvimento (com obstáculos, complicações ou resoluções) e uma conclusão. Existem também as curtas metragens que não se baseiam tanto na história a ser contada e exprimem mais liberdade criativa pois é mais dedicada a estéticas e planos do realizador com predominância de pormenores visuais e técnicos. O formato curto está também presente em documentários, filmes de animação, filmes de estudantes e de pesquisa experimental.
Visionamento
As curtas-metragens são habitualmente apresentadas em festivais, não sendo habitual que as salas de cinema façam a projecção destes filmes curtos, pois estão mais focados em apresentar longas-metragens. No mercado internacional temos o Clermont-Ferrand International Short Film Festival – um dos maiores festivais e mercados de filmes em formato de curta metragem de todo o mundo. Em Portugal podemos encontrar o VISTACURTA – festival dedicado às curtas-metragens de Viseu, FARCUME – festival de curtas metragens em Faro, CURTAS – festival em Vila do Conde, PORTO7-evento anual de curtas-metragens no Porto, CINEDITA – festival de curtas em Arganil, CÓRTEX – festival de curtas de Sintra e ainda FIKE – festival de curtas-metragens em Évora, Beja e Portalegre.