O Parque Estadual Rio do Peixe é um parque de conservação ecológica, do Estado de São Paulo, no Brasil e qque abrange quatro municípios que possuem o Rio do Peixe como limite territorial em comum, sendo eles: Outro verde, dracena, Presidente Venceslau, Piquerobi. Criado pelo Decreto 47.095/2002, com área de 7.720 hectares de aprevista ampliação a montante do rio.
O Rio do Peixe é um rio de planície com leito sinuoso e extensa área de várzea entremeadas de lagoas marginais permanentes ou temporárias. Essas características são muito semelhantes ao tipo de ambiente que compõe o Pantanal, motivo pelo qual esse trecho do Rio do Peixe é comumente conhecido como: ‘Pantaninho Paulista’.
A espécie bandeira do parque é o Cervo-do-Pantanal (Blastocerus dichotomus), um animal mamífero ruminante, da família dos cervídeos, que é encontrando em pântanos de alta vegetação, ocorrendo do sul do Peru e Brasil e Uruguai. São os maiores veados da América do Sul, chegando a medir a 2 metros de comprimento. Tais animais apresentam uma cor marrom-avermelhada, ponta do focinho e patas pretas e grande galhada ramificada. Também são conhecidos pelos nomes de açuçuapara, cervo, veado-galheiro, suaçuapara, suaçuetê, suaçupucu e suçuapara.
A avifauna do Parque é muito rica, existindo várias espécies ameaçadas de extinção. O destaque vai para a Anhuma, que cientificamente é muito pouco estudada.