O Parque Estadual Caverna do Diabo é um parque ecológico criado em fevereiro de 2008 e integra o Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, juntamente com outras 13 Unidades de Conservação. Possui uma área superior a 40 mil hectares e abrange os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga, no Estado de São Paulo, no Brasil.
Localizado ao Sul do estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira, o Parque Estadual Caverna do Diabo possui um rico ecossistema, que atrai visitantes do mundo inteiro.
Criado com o objetivo de preservar o bioma Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do mundo, o parque tem como seu principal atrativo a Caverna do Diabo, ou Gruta Tapagem. O atrativo é uma caverna com mais de 6.000 metros de extensão, sendo aberta a visitação somente 600 metros.
Atualmente, a Caverna do Diabo, possui um sistema de iluminação único no país. De forma equilibrada, a iluminação permite que o visitante veja a amplitude e beleza da caverna. O sistema também permite um passeio com maior segurança e monitoramento dos impactos ambientais. Além da visitação no ambiente cavernícola, o núcleo de visitação do parque tem duas trilhas na Mata Atlântica, A trilha do Araçá e a Trilha do Mirante do Governador.
Fora do Núcleo de Visitação, entre os mais de 40 000 hectares de Mata Atlântica, encontram-se cachoeiras, rios, grande diversidade de fauna e flora, como as espécies ameaçadas de extinção cedro, palmito juçara e onça parda.