Investidor Particular

Apresentação do conceito de Investidor Particular; proteção específica dada aos investidores particulares; tipo de investimentos mais adequados para os investidores particulares…

Conceito de investidor particular

Nos mercados de capitais, investidores particulares (também designados não institucionais) são a generalidade das pessoas e empresas que, através da aquisição de diferentes tipos de títulos (ações, obrigações, derivados, títulos de participação, etc.), procuram valorizarem as suas poupanças ou os seus ativos, distinguindo-se dos investidores institucionais (ou profissionais) que correspondem a grandes investidores tais como bancos, grande empresas, fundos de investimento e outras instituições com grande poder financeiro.

Devido às diferenças de literacia financeira, experiência nos mercados de capitais e capacidade financeira, os investidores particulares têm necessidades de proteção específicas diferentes que são tidas em conta nas leis relativas ao mercado de capitais e nos regulamentos da generalidade dos reguladores oficiais. Pelo facto de possuírem menos conhecimento e experiência nos mercados, os investidores particulares recorrem muitas vezes a fundos de investimento e intermediários financeiros que efetuam a gestão da carteira de investimentos de forma mais profissional. Dão preferência também a títulos de menor risco, como são, por exemplo, os títulos da dívida pública os títulos de dívida (obrigações) emitidas por empresas consideradas como seguras em termos de risco.

739 Visualizações 1 Total

References:

Silva, Miguel (2013). Bolsa – Investir nos Mercados Financeiros. 1ª Ed. Lisboa: Bookout.

739 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.