Curva de valor

O conceito de curva de valor está inerente à estratégia blue ocean, sendo parte integrante da mesma. É a ferramenta principal para a determinação de um oceano azul.

Estratégia de Oceano Azul

Conceito de curva de valor

A Curva de Valor é um gráfico que faz parte integrante do modelo estratégia blue ocean proposto por W. Chan Kim e Renée Mauborgne no livro «A Estratégia do Oceano Azul», sendo a principal ferramenta para determinação de um ‘Oceano Azul’.

Segundo os autores do modelo, a maioria das empresas navega em mercados a que chamaram ‘oceanos vermelhos’, por serem muito competitivos e ‘ensanguentados’ com milhares de empresas que combatem e se ‘matam’ umas às outras, sufocam-se mutuamente em violentas guerras de preços. É por isso que, segundo Kim e Mauborgne, as empresas devem procurar criar ‘Oceanos Azuis’, isto é, novos mercados, onde possam navegar sozinhas e com sucesso, ou seja, devem adotar estratégia blue ocean. Em lugar de tentar competir da mesma forma que as restantes empresas do setor em oceanos vermelhos, as empresas que adotam um estratégia blue ocean criam a sua própria forma de atuar e consequentemente, seu próprio oceano azul.

Assim, e para uma empresa que pretenda adotar uma estratégia blue ocean, a Curva de Valor surge como uma poderosa ferramenta de apoio que permite visualizar qual é a oferta de valor e quais benefícios oferecidos pelos concorrentes e quais as inovação com potencial para fazer a diferença em aspetos que ainda não estejam a ser atendidos. Com o apoio da curva de valor, é possível encontrar nichos de mercado diferentes dos que já existem, levando assim a empresa para os ‘oceanos azuis’.

.

Como construir uma Curva de Valor

Com a curva de valor é possível visualizar o desempenho da empresa em comparação com os fatores-chave do setor, permitindo assim verificar e conhecer as diferenças entre os atributos solicitados pelo mercado e os atributos da empresa e dos seus concorrentes.Curva de Valor

O primeiro passo para a construção da curva de valor é criar e personalizar uma tabela em que na primeira coluna é colocado o nome da empresa e dos seus concorrentes a analisar e na linha de cabeçalho são identificadas as principais características ou atributos que geram valor para negócios do seu setor, isto é, benefícios concretos que os clientes desejam (por exemplo, o preço, o design, o prazo de entrega, entre muitos outros). O segundo passo é o preenchimento da tabela, atribuindo uma classificação de 1 a 10 para cada atributo / empresa analisada. Por fim, o terceiro passo é a construção de um gráfico simples, colocando no eixo horizontal (abcissas) os atributos de valor identificados e em seguida traçar a curva da empresa e de cada um dos seus concorrentes. Visualmente é possível identificar as diferenças existentes entre cada um dos concorrentes, ajudando a decidir quais atributos devem ser reduzidos, quais devem ser melhorados, quais devem ser eliminados e quais devem ser criados, permitindo assim a definição de uma nova estratégia blue ocean.

É de salientar que a criação do ‘oceano azul’ é um processo dinâmico – de facto, mais tarde ou mais cedo, um ou mais concorrentes acabarão por imitar a empresa, despoletando concorrência característica dos oceanos vermelhos. Quando a curva de valor da empresa começa a convergir com a dos seus concorrentes, tal significa que a rivalidade se está a intensificar, sendo por isso o momento para começar a procurar novas inovações de valor para procurar um novo oceano azul.

1619 Visualizações 2 Total
1619 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.