Aparelho Reprodutor Feminino

No ser humano, os processos reprodutivos, exclusivamente sexuados, envolvem uma anatomia e um comportamento bastante complexos.

O conjunto dos órgãos genitais externos femininos designa-se vulva. A vulva é constituída pelo clitóris, pelos lábios e pelo orifício genital. Os órgãos reprodutores internos são as gónadas, que produzem os gâmetas, e as vias genitais, que conduzem os gâmetas e alojam o embrião.

As mulheres possuem duas gónadas. As gónadas femininas são denominadas ovários, que se encontram alojadas na cavidade abdominal, de cada um dos lados do útero e ligados a este por pregas de tecido conjuntivo, denomindado mesentério. Os óvarios têm a forma semelhante a uma amêndoa, com cerca de 2 centímetros de largura por 4 centímetros de comprimento. No entanto, o seu tamanho varia ao longo da vida, atingindo o volume máximo no início da puberdade. Com o avançar da idade, os ovários tendem a diminuir e na menopausa atingem cerca de um terço do seu volume inicial.

Cada ovário encontra-se envolvido por uma forte cápsula de tecido epitelial, que envolve o parênquima ovárico. Hstologicamente, é possível distinguir duas camadas no parênquima ovárico: o córtex, ou zona cortical, uma camada externa de tecido conjuntivo, e a medula, ou zona medular, composta de tecido muscular liso e tecido conjuntivo. A zona medular é bastante irrigada por vasos sanguíneos e possui muitas terminações nervosas.

No córtex ovárico, é possível observar numerosas estruturas arredondadas de diversos tamanhos, designados folículos ováricos. Os folículos ováricos são formados por uma célula germinativa, que irá dar origem ao gâmeta, rodeada por uma ou mais camadas de células foliculares, que alimentam e protegem a célula germinativa ao longo do seu amadurecimento.

O sistema reprodutor feminino não é completamente fechado, os ovários estão muito próximos dos oviductos ou trompas de Falópio. Cada trompa constitui um canal cuja extremidade mais próxima do ovário possui uma abertura em forma de funil franjago, chamado pavilhão da trompa. A outra extremidade das trompas de Falópio termina no útero.

Existem cílios vibráteis no epitélio interior do pavilhão da trompa que provocam um movimento de líquido da cavidade abdominal para a trompa, facilitando, assim a recolha do gâmeta feminino para o interior do oviducto e a sua condução, ao longo desse tubo, em direção ao útero.

O útero é um órgão bastante musculoso e elástico. A camada interior do útero, designada endométrio, é muito vascularizada. O útero tem a forma de pêra invertida, com cerca de sete a oito centímetros. A parte superior, mais dilatada, constitui o corpo uterino. A parte inferior do útero, mais estreita, forma o colo uterino, ou cérvix. O cérvix é a parte do útero que contacta com a vagina. É no útero que se acomoda o embrião, e mais tarde o feto durante a gestação.

A vagina é um canal musculoso, bastante elástico, com um comprimento que, embora variável, se situa, normalmente, entre os seis e os doze centímetros. A vagina termina na vulva e serve de depósito de sémen, durante o ato sexual. Também constitui o canal pelo qual se dá o nascimento.

A nível externo, os lábios são pregas cutâneas que envolvem a vulva. Existe um par de pregas maiores, os grandes lábios, e duas mais pequenas, também chamadas de pequenos lábios. Os grandes lábios prolongam-se do monte de Vénus até ao períneo e têm a função de proteção dos restantes órgãos sexuais femininos.

Os pequenos lábios delimitam uma região denominada vestíbulo. É nos vestíbulo que se situam as aberturas vaginais e a abertura da uretra, o meato urinário, assim como a abertura das glândulas de Bartholin. As glândulas de Bartholin têm a função de secretar um muco destinado à librificação do vestíbulo.

Na união anterior dos pequenos lábios, situa-se o clitóris. O clitóris é um pequeno órgão. Este órgão feminino é homólogo ao pénis do homem, sendo igualmente eréctil e com muitas terminações nervosas. Por este fato, o clitóris tem um papel bastante importante na estimulação sexual da mulher.

898 Visualizações 1 Total
898 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.