A VRAM ou Video Random Access Memory é a memória usada para armazenar dados de imagem que o computador exibe. Ela é um circuito integrado que serve como um tampão entre o CPU e a placa gráfica. A VRAM foi originalmente concebida como um adaptador de gráficos de alta resolução. Quando uma imagem está a ser exibida no ecrã, a imagem é primeiro lida pelo processador e, em seguida, gravada na VRAM. Os dados são, em seguida, convertidos por um conversor de RAM de digital para analógico (RAMDAC) em sinais analógicos que são enviados para o ecrã. Todo o processo acontece tão rapido que o utilizador não consegue perceber esse processo. Ao contrário da maioria das RAMs do sistema, os chips de VRAM são dual-ported, o que significa que enquanto o ecrã está a ler de uma VRAM para atualizar a imagem exibida no momento, o processador está a escrever uma nova imagem para o VRAM. Isso evita uma intermitência de exibição entre a redefinição das imagens. A VRAM também é conhecida como um frame buffer.
A VRAM foi concebida em 1980 e introduzida comercialmente pela IBM por intermédio de R. Matick, D. Ling e F. Dill em 1986. Ela foi projetada para fornecer altas velocidades gráficas a cores com custos reduzidos. A VRAM superou ecrãs anteriores, que incluíam grandes estações de trabalho e bitmaps limitados. A VRAM explodiu no mercado comercial e foi usada em adaptadores gráficos de alta resolução da IBM para o sistema PC / RT que definiu um novo precedente para a exibição de gráficos.
Existem muitos tipos diferentes de VRAM. Um tipo popular é chamado de Synchronous Graphics RAM (SGRAM). É um tipo barato de RAM que está sincronizado com o relógio. Isto significa que os dados podem ser modificados com uma única operação, em vez de uma sequência de leitura, gravação, e operações de actualização. Isso permite que a imagem seja tratada de forma mais eficiente. Outro tipo de VRAM é o Rambus Dynamic RAM (RDRAM). Ele é projetado pela Rambus e inclui um bus Rambus que acelera a transferência de dados através dele. Os profissionais de edição de vídeo gostam muito deste chip, uma vez que é otimizado para o streaming de vídeo. Um terceiro tipo de VRAM é a Window RAM (WRAM). Este VRAM de alto desempenho é dual-ported, tem cerca de 25% mais de largura de banda da VRAM padrão, e normalmente custa menos. Finalmente, há a Multibank Dynamic RAM (MDRAM). Esta é também uma VRAM de alta performance, desenvolvida pela MoSys, que divide a memória em divisões de 32 KB que podem ser acedidas individualmente. Isso faz com que as transferências de memória sejam mais eficientes e aumentem o desempenho geral. Outra vantagem do MDRAM é que ele pode ser fabricado com apenas a quantidade certa de memória para uma determinada resolução, por isso é mais barato de fabricar do que a maioria dos outros tipos de VRAM.
Noções básicas de banda de memória
Uma das principais coisas que o utilizador precisa considerar ao selecionar uma placa gráfica é a largura de banda de memória RAM de vídeo. A largura de banda de memória é, basicamente, a velocidade da memória RAM de vídeo. É medido em gigabytes por segundo (GB / s). Quanto maior a largura de banda de memória que o utilizador tem, melhor. A placa gráfica com maior largura de banda de memória pode desenhar mais rápido e desenhar imagens de maior qualidade. O utilizador também tem que considerar a velocidade de desenho do GPU. O GPU muito rápido com uma largura de banda de memória baixa vai gastar muito tempo sem fazer nada enquanto espera pela RAM de vídeo lenta. Da mesma forma, o utilizador não quer ter uma placa gráfica com um GPU lento e largura de banda de memória muito alta.
A largura de banda de memória é determinada pelo clock de memória, o tipo de memória, e a largura de memória. O clock da memória é o clock dos chips de memória.