Dress Code, é um código de vestir, isto é, um número de regras e normas que se têm adoptado na sociedade e que dizem a maneira mais correcta de se vestir em diferentes ocasiões sociais ou eventos.
As regras sociais de hoje em dia, são muito mais relaxado e flexíveis criando uma grande confusão, sobre o que é certo utilizar para cada ocasião e mesmo que não gostemos muito, todavia existem uma serie de “códigos” de vestir que socialmente devemos seguir (mesmo que não compreendemos bem, o seu significado). Por isso, devemos ter uma ideia do que é o Dress Code apropriado para cada ocasião.
Desde as suas mais remotas origens, a espécie humana tem utilizado uma forma de vestir determinada para demonstrar a que cultura, status social, etnia, orientação sexual, atitude, ocupação profissional, crença política ou religiosa e incluso o facto de não vestir nada também representa toda uma ideologia.
O dress code ou código de vestir, são uma série de regras adoptadas socialmente que especificam a maneira mais correcta de vestir em uma determinada situação. Normas para determinar o que devemos vestir, pautas escritas ou regras socialmente implícitas, como é, a nossa forma de falar ou interactuar com outros. Porque tudo faz parte do Dress Code, porque tal como falar, o vestuário tem um valor comunicativo que afecta a vida social.
Porque não é a mesma coisa, vestir-se para ir a um casamento, que para um cocktail o uma festa na praia.
Mesmo que muitas destas regras e normas, estejam organizadas em livros e manuais de protocolo e etiqueta, a maioria não necessitam estar escritas porque é uma questão de educação e senso comum. Por exemplo, nunca nos passaria pela cabeça ir em fato-de-banho a um casamento tradicional.
Vivemos numa sociedade que cada vez se preocupa mais, pela estética e a aparecia pessoal. O Dress Code não se trata unicamente de uma questão de moda, já que não se limita unicamente a eventos especiais como são os casamentos, as festas, galas, etc. O Dress Code aplica-se a muitos outros âmbitos da vida.
Por exemplo, existem determinados trabalhos e escritórios, que têm o seu próprio dress code (proibido as calças de ganga ou os ténis) ou mesmo, hoje em dia, já existem determinados eventos como os casamentos ou festas específicas, em que nos próprios convites, já se especifica qual é o dress code que se deves seguir.
Tal como o Dress Code, também os principais conceitos que o definem, são procedentes do inglês:
Casual Dress – roupa casual e confrontável para o dia-a-dia;
Business Casual – roupa de trabalho de escritório, aplica-se ao tipo de roupa própria para trabalhos de escritório, um estilo de moda, que se pode definir como um pouco mais casual dentro dos estilos clássicos de mulher e homem de negócios;
Dress Down – roupa mais simples, refere-se a um tipo de roupa informal como para sair com amigos ao cinema ou simplesmente para sair à rua fazer para ir ao supermercado ou dar um passeio;
Dress Up – roupa elegante e cuidada, refere-se a um tipo de roupa mais elegante para sair à noite com amigos ou para uma noite romântica;
Formal Dress – roupa de etiqueta, refere-se a uma roupa muito mais formal que a de Dress Up;
Party Dress ou Cocktel – roupa de festa ou noite, sobre todo em referencia a um tipo de vestidos de mujer;
Black Tie – roupa de etiqueta, fazendo referencia, principalmente ao smoking masculino.
Se tens dúvidas sobre que tipo de roupa é a mais adequada para um determinado momento ou em uma determinada cultura diferente da tua, na internet existem mil páginas web que podem dar-te todas as respostas que necessitas.