Construída na localidade de Vila Nova de Milfontes a Igreja Matriz é também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Graça.
Esta é uma construção religiosa de inicio do século XVI, e sabemos através da cruz gravada na porta principal que a mesma pertenceu à Ordem de Santiago de Espada. No entanto uma outra igreja existia neste local e sobre qual foi construída a actual. Isto porque a pia de água benta que se encontra no seu interior data do século XV.
Este templo foi sofrendo diversas remodelações e reconstruções ao longo dos séculos, pois, sofreu uma destruição com um sismo que ocorreu no século XVI, mais concretamente no ano de 1531, sendo depois durante vários anos destruída por piratas mouriscos.
Relativamente ao seu estilo arquitectónico apresenta um estilo maneirista, que ainda se mantém no presente. Destaca-se da traçada original do edifício religioso a sua fachada principal no exterior e o seu arco do altar-mor no seu interior.
Outro destaque desta construção vai para a sua torre sineira, já mais recente e construída no século XIX.
O seu último restauro deu-se já no inicio da segunda parte do século XX, mais concretamente no ano de 1959, modernizando assim as suas instalações.
No interior da Igreja de Nossa Senhora da Graça de Vila Nova de Milfontes encontramos com grande destaque as imagens de Nossa Senhora da Graça e de São Sebastião.
Um dos eventos mais importantes ocorridos nesta igreja acontece todos os anos durante o mês de Agosto, onde se inicia uma procissão fluvial e de onde são transportadas as imagens de Nossa Senhora da Graça e a imagem de São Sebastião para a procissão nas águas do rio Mira.