Os Gnatostomulídeos pertencem ao Filo Gnathostomulida, do Reino Animal. Este Filo engloba animais de dimensões muito reduzidas, vulgarmente, designados como vermes. São evolutivamente próximos dos Platelmintas e dos Cnidários. Apresentam simetria corporal bilateral.
Todas as espécies descritas, para este Filo, incluem animais, exclusivamente, marinhos que vivem nos espaços intersticiais das areias marinhas. Existem cerca de oitenta espécies divididas por dezoito géneros.
São, maioritariamente, encontrados ao longo da costa oeste da América do Norte. Foram identificados pela primeira vez na década de cinquenta do século XX.
O tamanho máximo que podem atingir é os três milímetros (a maioria das espécies medem entre 0,5 a 1 milímetro). O corpo dos Gnatostomulídeos é, normalmente, alongado, existindo algumas espécies cordoniformes. O tronco é separado da cabeça por meio de uma depressão apertada, e posteriormente é afunilado, formando uma cauda.
São animais acelomados. Não existe cutícula na epiderme e esta é ciliada. Cada célula epitelial apresenta um único cílio que é usado para a locomoção. Não apresentam tecido conjuntivo, e em consequência da sua ausência, os órgãos reprodutores e os músculos estão encaixados entre a epiderme e o intestino. O sistema nervoso consiste num gânglio cerebral anterior e outro bucal e um cordão nervoso longitudinal. O sistema digestivo é constituído por um intestino tubular ou em forma de saco. Em alguns organismos pode estar presente um ânus muito rudimentar e primitivo. A boca está localizada ventralmente e, a maioria, apresenta uma faringe musculosa. Alimentam-se, principalmente, de bactérias e fungos.
Estes animais são hermafroditas. O sistema reprodutor feminino comporta um ovário e um saco espermático (onde se deposita o esperma após a cópula), algumas espécies possuem uma vagina. O sistema reprodutor masculino é constituído por um par de testículos e um órgão copulatório. A fecundação ocorre por meio de uma impregnação hipodérmica da parede corporal, ou pode ocorrer, por deposição do esperma diretamente na vagina (nas espécies em que este órgão está presente).
O Filo Gnathostomulida está dividido em apenas duas Ordens: Filospermoidea e Bursovaginoidea.