Introdução
Sayonara (1957), E.U.A. Dirigido por Joshua Logan, e adaptado por Paul Osborn; Warner Bros.
O Romance
O romance Sayonara tem como conteúdo a história do filho de 28 anos de um general de quatro estrelas, o Major Lloyd “Ace” Gruver, que vai de férias para o Japão depois de destruir uma aeronave de combate russa na Guerra da Coreia. O amigo do pau de “Ace”, o General Webster, orquestra um modo de Ace se unir à sua filha, Eileen, e assim facilitar um compromisso.
Ace, focado somente na sua carreira, e incrivelmente racista, envolve-se nos planos de um recruta, Joe Kelly, de se casar com Katsumi, uma mulher japonesa, e isto num período em que tais ligações eram proibidas e condenadas. Apesar do racismo que o caracteriza, Ace acaba por se apaixonar por Hana-ogi, uma atriz famosa que atua no teatro Takaruzaka. Consolidada a relação, Ace acaba por ir viver para uma moradia próxima de Joe e Katsumi.
Cedo as autoridades intervêm, impedindo as relações em causa. Apesar do casamento legal de Joe com Katsumi, as autoridades enviam-no para a América. Já Ace, pretendendo casar com Hana-ogi, vê a sua proposta ser recusada. Subsequentemente, Joe e Katsumi cometem o tradicional suicídio japonês, acabando o romance com o regresso de Ace aos E.U.A, à sua carreira promissora, e a um casamento programado com Eileen. Ace é impelido a aceitar que viveu numa era em que a única atitude honorável face a uma terra estranha e pessoas de outra cor, era temê-las e não amá-las.
Adaptação Cinematográfica
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Sayonara
A adaptação cinematográfica segue de um modo geral o enredo de Michener, à exceção do final feliz inserido devido à insistência de Marlon Brando. Brando exigiu que a versão fílmica ultrapassasse as barreiras raciais e culturais que dividiram os dois amantes no clímax do romance. Sayonara conclui com uma sequência em que Ace invade a escola de dança para descobrir que Hana-ogi tinha abandonado Tóquio. A partir dessa pista, Ace segue o trilho de Hana-ogi, perseguido pelas máquinas publicitárias de ambas culturas: os jornalistas do suplemento militar Stars and Stripes, e os jornalistas japonesas. Eventualmente, Ace e Hana-ogi sublinham os códigos culturais que impedem a relação, e vão até à Embaixada Americana para preencherem os documentos necessários para o consumar matrimonial.
A personagem Eileen Webster, interpretada por Patricia Owen, ocupa um papel mais proeminente no filme do que na novela. O encenador acrescentou mais uma personagem no filme, o ator de kabuki Nakamura (interpretado por Ricardo Montalban). Apesar do final feliz demandado por Brandon ter sido elogiado, tal culminou na incapacidade dos códigos de censura raciais e de género da época retratarem explicitamente uma relação de amor entre uma mulher japonesa e um homem masculino.
References:
Day, A. Grove, James Michener, 2nd ed. (Twayne, 1977); Logan, Joshua, Movie Stars, Real People, and Me (Delacorte Press, 1978).