Aliança

Nome usado na Bíblia para descrever a relação entre Deus e o seu povo. Segundo os textos bíblicos, esta aliança foi celebrada solenemente no Sinai…

O termo Aliança (que tem o seu equivalente hebraico na palavra berith que significa pacto ou contrato) é utilizado na Bíblia para descrever a relação entre Deus e o seu povo. De acordo com os textos bíblicos, esta aliança foi celebrada solenemente no Sinai entre Deus e Moisés. Os mandamentos representam, por parte do povo hebreu, o compromisso da fidelidade à mesma aliança.

O seu significado pleno é encontrado na Bíblia Cristã sendo traduzida por Antigo Testamento e por Novo Testamento, ou seja, Antiga Aliança e Nova Aliança. O Antigo Testamento (ou Antiga Aliança) significa o conjunto de pactos que Deus fez com o Povo Eleito de Israel: primeiro as alianças com Abraão e com Noé e depois a Sua aliança com Moisés no monte Sinai onde lhe entrega os dez mandamentos. A Nova Aliança (ou Novo Testamento) representa aliança com Jesus Cristo através da qual todos os homens são chamados a ser filhos de Deus. A vinda e morte de Jesus representa, portanto, o fim da Antiga Aliança, fundando com o Seu sangue a Nova Aliança. Daí nasceu uma ética profundamente renovada, fazendo sentir que a antiga aliança tinha sido ultrapassada e se estava em presença de uma ou outra nova. Como a realização e a iniciativa da aliança eram obra unilateral e exclusiva de Deus, que a propunha, limitando-se o povo a aceitá-la, foi sendo traduzida também pela palavra latina testamentum. Cristo representa uma consciência profundamente diferente da relação de Deus com o Mundo.

644 Visualizações 1 Total
644 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.