Robert Hooke nasceu na ilha inglesa de Wight, a 18 de Julho de 1635, e faleceu em Londres, a 3 de Março de 1703.
.
Percurso académico e profissional
Hooke demonstrou desde cedo facilidade de aprendizagem e interesse pela pintura e pela mecânica. Com apenas 13 anos foi enviado para Londres para estudar com o pintor Peter Lely, mas pouco tempo depois trocava as Artes pela London’s Westminster School. Aos 18 anos ingressou na Universidade de Oxford, tendo estudado diversas disciplinas, da Astronomia à Química. Desenvolveu amizades com futuras personalidades influentes e desde 1655 começou a trabalhar.
A sua primeira colaboração foi com o cientista Robert Boyle, com quem desenvolveu a Bomba de Ar Boyleana (com vista ao estudo do comportamento dos Gases). 5 anos mais tarde, enunciou a Lei de Hooke, sobre a elasticidade dos materiais, que defende que o estiramento de um corpo sólido é directamente proporcional à força sobre ele aplicada. Esta Lei esteve na origem de estudos realizados posteriormente acerca de stress e tensão de materiais e foi aplicada pelo próprio Hooke para projectar molas de equilíbrio de relógios (o ‘tique-taque’ com periodicidade constante dos relógios de bolso, como alternativa aos pêndulos utilizados até então).
Em 1662, ainda com o apoio de Robert Boyle, Hooke foi nomeado curador de experiências para a Royal Society de Londres e eleito membro desta Sociedade no ano seguinte.
Em 1665 assumiu o cargo de Professor de Geometria no Gresham College, Londres e, em 1666, aquando do Grande Incêndio de Londres ajudou a inspeccionar e redesenhar a cidade, conjuntamente com o arquitecto Christopher Wren.
Em 1677 Hooke sucedeu a Henry Oldenburg como Secretário da Royal Society, acumulando este cargo com o de curador que já exercia. Retirou-se em 1683.
Principais feitos
1660 – Física – Enunciou a Lei de Hooke (sobre a elasticidade dos materiais)
1664 – Astronomia – Descobriu a 5ª estrela (de 8 conhecidas actualmente) no asterismo Trapézio da constelação de Orion. Conseguiu fazê-lo graças ao telescópio reflector Gregoriano que construiu quase de forma pioneira.
– Sugeriu que o planeta Júpiter teria movimento rotacional
1664 – Física – Inventou as molas de equilíbrio de relógios
1665 – Ciências da Terra e da Vida – Publicou a sua maior obra «Micrographia», a partir de observações ao microscópio (Microscópio Composto, desenhado por ele próprio e construído por Christopher Cock). Esta a) continha ilustrações da estrutura de flocos de neve, penas e moscas; b) propunha a possibilidade de produção artificial de fibras, pelo mesmo princípio da criação do casulo pelo bicho-da-seda; c) utilizava o termo “Célula” pela primeira vez para descrever cavidades microscópicas observadas em cortiça; d) identificava fósseis como tendo outrora sido seres vivos, o que sugere desde logo a ideia de Evolução
1666 – Astronomia – Publicou uma obra sobre a natureza dos cometas, intitulada “Cometa” onde tentou demonstrar que a Terra e a Lua descrevem uma trajectória elíptica em torno do Sol
1666 – Física – Sugeriu que a força da gravidade poderia ser medida utilizando o movimento de um pêndulo
1672 – Física – Descobriu o fenómeno da difracção da luz
1678 – Física – Publicou «De Potentia Bestitutiva or Of Spring», obra sobre a Lei de Hooke
1678 – Astronomia – Enunciou uma fórmula que descreveria a movimentação dos planetas, a qual foi posteriormente adaptada por Newton.
Ao longo da sua vida Hooke foi contribuindo para o desenvolvimento de diversas áreas científicas, o que o tornou um Académico, Cientista e Físico de renome.
Palavras-chave: Lei de Hooke, Célula, Astronomia
References:
- The John Hooke Tragedy – Robert Hooke Timeline, “The Life of Robert Hooke”.
Disponível em: http://freespace.virgin.net/ric.martin/vectis/hookeweb/intro.htm - bio., “Robert Hooke Biography”.
Disponível em: http://www.biography.com/people/robert-hooke-9343172 - Encyclopædia Britannica, “Robert Hooke”.