Apresentação da Igreja de Nossa Senhora do Castelo, Aljustrel
A Igreja de Nossa Senhora do Castelo, outrora apelidada de Ermida de Santa Maria do Castelo, é uma igreja classificada como Imóvel de Interesse Público, estando localizado junto às ruínas do antigo castelo, na Vila de Aljustrel. Este templo, que se crê ter sido erguido no século XV, faz parte de um santuário, que inclui também uma escadaria monumental, uma arcada e um terreiro, é atualmente um importante local de peregrinação, onde acorre grande número de devotos à Senhora do Castelo.
Narra a lenda associada à Ermida, que o construtor pretendia deixar de fora uma rocha sob a qual a Virgem Maria teria aparecido após a conquista cristã da região, mas sempre que os operários deixavam o trabalho à noite, as paredes ruíam misteriosamente. Perante tal ocorrência, resolveu-se edificar a Ermida sobre a rocha, nunca mais tendo esta ruído. Diz ainda a lenda, que ao encostarmos o ouvido na dita rocha se consegue ouvir o mar ao longe e se algum dia esta for arrancada o mar entrará por ali e inundará a vila.
O imóvel é de nave única, composta por rectângulos justapostos da nave e da capela-mor que correspondem à sacristia. As suas paredes interiores encontram-se revestidas de azulejos tipo tapeçaria do séc. XVII. Ao longo do tempo foram efetuadas algumas alterações, tendo a mais importante sido efetuada no século XVII, altura em que passou a ser constituída por uma nave composta por dois tramos cobertos por uma abóbada de ogivas cruzadas, pela capela mor de abóbada de berço e retábulo neoclássico, e dependências de cada um dos lados que actualmente servem de apoio a peregrinos. Relativamente à galilé que antecede a ermida, a mesma remonta ao século XIII, assim como a enorme escadaria barroca.