Apresentação da Parábola da Dracma Perdida
A parábola da Dracma Perdida, apresentada no Evangelho de São Lucas (Lc 15, 8-10), é uma das três parábolas sobre a misericórdia e com as quais Jesus responde aos fariseus e aos escribas que o acusam de acolher e comer com os pecadores, procurando exaltar a conversão e demonstrar o que é o perdão e a misericórdia. As outras parábolas sobre o mesmo assunto foram, segundo o Evangelho de São Lucas, a Parábola da Ovelha Perdida e a Parábola do Filho Pródigo.
Nesta parábola, Jesus questiona os seus ouvintes sobre qual seria a mulher que tendo dez dracmas, se perdesse uma, não acenderia a candeia e varreria a casa até a encontrar. E quando a encontrasse contaria alegremente às amigas que tinha encontrado a moeda perdida. Da mesma forma, conta Jesus, há alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa.
Texto Bíblico
8 «Se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, será que não acende uma lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente, até encontrar a moeda? 9 Quando a encontra, reúne amigas e vizinhas, para dizer: “Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido”. 10 E Eu declaro-vos: os anjos de Deus sentem a mesma alegria por um só pecador que se converte».
——————————–
Outras Parábolas de Jesus
——————————–