O WiMax é uma tecnologia utilizada para comunicações de banda larga sem fios, ao longo de grandes distâncias, em alternativa às ligações por cabo ou ADSL. Uma das vantagens do WiMax é o facto de permitir velocidades de transferência de dados até 40 Mbps ao longo de toda uma área que pode chegar a 10 km, sem necessidade de linha de visão directa entre os pontos emissor e receptor. Uma das aplicações desta tecnologia é a ligação de múltiplos hotspots de WI-FI entre si, podendo criar vastas áreas de cobertura sem fios.
O WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) é um padrão de comunicação sem fio projetado para a criação de redes de áreas metropolitanas (MANs). É semelhante ao Wi-Fi padrão, mas suporta uma gama muito maior de cobertura. Enquanto um sinal Wi-Fi pode cobrir um raio de várias dezenas de metros, uma estação de WiMAX fixa pode cobrir uma gama de até 40 km. As estações WiMAX móveis podem transmitir até 15 km.
Enquanto o Wi-Fi é uma solução de Internet wireless boa para redes domésticas e cafés, é impraticável para áreas maiores. A fim de cobrir uma grande área, vários repetidores Wi-Fi devem ser configurados em intervalos consistentes. Para as áreas que se estendem por vários quilómetros, este é um método bastante ineficiente para fornecer o acesso wireless e, normalmente, requer muita manutenção. O WiMAX, por outro lado, pode abranger vários quilómetros ao utilizar uma única estação. Isso torna muito mais fácil de manter e oferece uma cobertura mais confiável.
O WiMAX é também conhecido pelo seu nome técnico, IEEE 802.16, que é semelhante à especificação técnica do Wi-Fi de 802.11. É considerada a segunda geração do padrão de banda larga via rádio e, será utilizado juntamente com o Wi-Fi, em vez de substituí-lo. Como o WiMAX tem um grande alcance de sinal, ele é potencialmente usado para fornecer o acesso à Internet sem fio para cidades inteiras e outras áreas grandes. Na verdade, alguns defensores do WiMAX prevêem que acabará por se espalhar o acesso à Internet para todas as partes do globo.
A rede é implantada através de uma matriz complexa de estações transmissoras. Os Internet Service Providers enviam informações para as estações WiMAX através de uma variedade de tecnologias, que inclui os cabos de fibra óptica e microondas. As estações são semelhantes ás torres de telecomunicações móveis. As estações podem fornecer um cobertura de até 5000 quilómetros quadrados. Na extremidade do utilizador, os receptores de WiMAX são tipicamente na forma de cartões PCMCIA ou estão incorporados num dispositivo sem fio e operam semelhantes à maneira como seria de conectar-se a uma rede Wi-Fi com um portátil, smartphones, ou de outros dispositivos semelhantes.
A largura de banda e alcance da tecnologia pode ter um grande impacto em diversas aplicações práticas. Antes da solução WiMAX, as indústrias de telecomunicações tiverem que correr milhões de fios para alcançar todos os seus fornecedores ao que eles chamam o último quilómetro, ou a última etapa de entrega de conectividade para o cliente. Com o advento da rede WiMAX sem fio, a diferença diminuiu entre os prestadores de comunicação e os seus consumidores, de uma forma simples, de baixo custo que evita a necessidade de um amplo labirinto de cabos. Ele permite que os ISPs e as operadoras consigam fornecer conectividade à Internet para casas e escritórios sem exigir o uso de fiação física (cobre, cabo, etc.). Ele é muitas vezes comparado com o Wi-Fi. Ambos têm conectividade com a Internet sem fios no seu núcleo, e as tecnologias são complementares. As semelhanças e diferenças principais incluem:
- O alcance do WiMAX é medido em quilómetros, enquanto o Wi-Fi é medido em metros e é de natureza local. A confiança e alcance do WiMAX torna-lo adequado para o fornecimento de acesso à Internet a cobrir grandes áreas metropolitanas.
- O Wi-Fi utiliza um espectro não licenciado, enquanto o espectro de WiMAX pode ser licenciado ou não licenciado.
- O Wi-Fi é mais popular em dispositivos de utilizador final, como portáteis, desktops e smartphones. Assim, os fornecedores de serviços WiMAX normalmente proporcionam ao cliente uma unidade WiMAX. Esta unidade conecta-se à rede do provedor e oferece acesso Wi-Fi e comodidade para o cliente dentro da gama de Wi-Fi.
O IEEE continua a atualizar e a modificar as especificações do sistema WiMAX para melhorar ainda mais as suas capacidades. Um dos objetivos é aumentar a velocidade de dados de 1 Gbps. O IEEE também pode aprovar e implementar um novo padrão num futuro próximo.