WAIS (Wide Area Information Server)

WAIS designa um serviço de bases de dados distribuídas, indexa enormes quantidades de informação e torná-lo acessível via Internet.

O termo WAIS (Wide Area Information Server) designa um serviço de bases de dados distribuídas, acessíveis via Internet, cuja principal funcionalidade é a conversão automática de formatos para visualização remota de documentos e dados.

O WAIS é um programa que pode indexar enormes quantidades de informação e torná-lo pesquisável através de grandes redes (incluindo a Internet). As pessoas podem procurar o índice WAIS e ele irá retornar resultados por relevância. As pesquisas podem, então, ser reduzidas por meio de procura subsequentes sobre os resultados originais. Os motores de busca são uma versão nova e melhorada do WAIS, especificamente para a Web.

Visão Geral

O desenvolvimento do WAIS começou em 1986. Brewster Kahle da Thinking Machines Corporation desenvolveu o sistema com Craig Stanfield, Steve Smith e outros. O termo server (servidor) em WAIS tem um significado especial na indústria do computador. A arquitetura cliente / servidor refere-se a um programa de computador de duas partes. O programa principal, ou servidor reside num grande mainframe ou supercomputador. O programa cliente ou terminal é executado noutro computador que é usado como um terminal inteligente para o acesso ao servidor. Os exemplos de arquitetura cliente / servidor incluem o FTP (File Transfer Protocol), Archie e muitos Multi-User Domains (MUDs). O WAIS é um exemplo de uma classe de servidores que tornaram-se disponíveis para melhorar a velocidade de acesso e facilitar a utilização de grandes bases de dados online. A Thinking Machines Corp. desenvolveu um programa cliente Macintosh chamado WAISstation para o WAIS, em cooperação com a Apple Computer Corp. Os utilizadores podem apontar e clicar para aceder ao texto e informações gráficas armazenadas num local WAIS local ou remoto. Um pacote de software cliente Unix chamado SWAIS também está disponível no Thinking Machines gratuitamente. Este cliente pode também ser acedido a partir do servidor Thinking Machines Inc. O WAIS via protocolo de telnet.

Pontos Fortes do Sistema WAIS

O ponto mais forte do sistema WAIS é o uso inovador de técnicas de supercomputação para fornecer um acesso muito rápido ás informações em grandes bases de dados. A interface é bastante fácil de usar para um pesquisador experiente de base de dados. Os itens recuperados com sucesso (hits) a partir do cliente SWAIS podem ser exibidos, armazenados para posterior recuperação, ou serem eletronicamente enviados para a conta do utilizador noutro lugar. Este último é um recurso original e muito poderoso. Alguns cuidados devem ser exercidos pelo utilizador para não inundar a sua própria caixa de correio ou as redes de conexão com enormes quantidades de documentação. A norma NISO subjacente para o  Wide Area Information Server foi adotada pela Dow Jones, Peat Marwick, Apple Computer, Biblioteca do Congresso dos EUA e outras organizações influentes. O software de cliente telnet WAIS provavelmente não é bastante simples de usar para alguém familiarizado com computadores e computação em rede para conseguir compreendê-lo facilmente. No entanto, a interface do Macintosh para Wide Area Information Server tem recebido críticas positivas pela facilidade de uso.

Deficiências do WAIS

O  Wide Area Information Server tem a capacidade de recuperar os dados armazenados num local remoto. No entanto, não há atualmente nenhuma maneira para um determinado WAIS conseguir aceder aos dados indexados noutro local WAIS. Por conseguinte, deve-se sequencialmente ligar a cada um dos servidores de até 260 WAIS, uma de cada vez por ordem, para saber o que é indexado em todos eles. No entanto, o índice de alguns dos outros servidores WAIS é mantido online no  Wide Area Information Server da Thinking Machines. Alguns dos protocolos concorrentes não têm esta capacidade de conectar-se automaticamente e fazer a pesquisa de dados em servidores remotos. O cliente SWAIS da Thinking Machines Corp. (quake.think.com) é configurado para retornar apenas os top 40 hits de uma determinada pesquisa. Quando o cliente usou o recurso documentado disponível para tentar alterar este número para 100, o programa SWAIS caiu. Existem problemas de segurança potencialmente graves com o  Wide Area Information Server por causa da sua capacidade de introduzir um sistema remoto e transferir o conteúdo dos ficheiros desse sistema para um utilizador da base de dados. Seria desaconselhável, neste momento, usar o  Wide Area Information Server para documentos ou sistemas que exigem um alto grau de segurança.

603 Visualizações 1 Total
603 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.