O termo SMTP (sigla da expressão inglesa Simple Mail Transport Protocol) designa um protocolo de transmissão de arquivos usado para correio electrónico. Este é o protocolo usado para enviar e-mails através da Internet. O cliente de e-mail do utilizador (como o Outlook, Eudora, ou Mac OS X Mail) usa o SMTP para enviar uma mensagem para o servidor de correio, e o servidor de correio utiliza o SMTP para retransmitir a mensagem para o servidor de email de receção correto. Basicamente, o SMTP é um conjunto de comandos que autenticam e dirigem a transferência de correio eletrónico. Ao configurar as definições para um programa de e-mail do utilizador, geralmente é necessário definir o servidor SMTP com as configurações de SMTP locais do Provedor de Serviço de Internet (ISP) do utilizador (ou seja, smtp.ispdoutilizador.com). No entanto, o servidor de correio de entrada (IMAP, Internet Message Access Protocol ou Protocolo de acesso a mensagem da internet, ou POP3) deve ser definido como servidor da sua conta de correio, que pode ser diferente do servidor SMTP.
O SMTP é o protocolo padrão para os serviços de e-mail numa rede TCP / IP. Ele é um protocolo da camada de aplicação do modelo OSI que permite a transmissão e entrega de e-mail através da Internet. O SMTP foi criado e mantido pelo Internet Engineering Task Force (IETF). O SMTP é também conhecido como RFC 821 e RFC 2821.
O SMTP é um dos protocolos mais comuns e populares para a comunicação de e-mail através da Internet e fornece serviços de rede intermediários entre o prestador do e-mail remoto ou servidor de e-mail, e a organização ou o utilizador local.
O SMTP é, geralmente, integrado dentro de uma aplicação de cliente de e-mail e é composto de quatro componentes principais:
- Utilitário do utilizador local ou cliente final conhecido como o agente do utilizador de correio (MUA ou mail user agent)
- Servidor conhecido como agente de envio do correio (MSA ou mail submission agent)
- Agente de transferência de correio (MTA ou Mail transfer agent)
- Agente de entrega de correio (MDA ou Mail delivery agent)
O SMTP funciona ao iniciar uma sessão entre o utilizador e o servidor, sendo que o MTA e o MDA fornecem a pesquisa de domínios e serviços de entrega locais.
História do SMTP
Havia uma série de sistemas de mensagens electrónicas utilizados durante os anos 1960. Durante este período, os utilizadores comunicavam-se eletronicamente com os sistemas que foram projetados para modelos específicos de computador mainframe. Como o número de computadores que estavam interligados cresceu para incluir o ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network) do Governo dos Estados Unidos, foram criados padrões de comunicação para permitir que os utilizadores com sistemas diferentes pudessem comunicar-se com outros utilizadores finais. O Simple Mail Transfer Protocol cresceu a partir do trabalho original sobre as normas de e-mail durante os anos 1970.
Mais especificamente, a história do SMPT é baseada nas implementações do protocolo no início de 1971: o protocolo da caixa de correio e o programa SNDMSG. O protocolo da caixa de correio foi discutido no RFC 196, juntamente com outros padrões, enquanto o SNDMSG foi descrito no RFC 2235 e foi criado para permitir que os computadores TENEX pudessem transmitir mensagens para outros computadores na ARPANET. Na época, havia menos de 50 computadores host conectados à ARPANET.
As implementações adicionais do protocolo de e-mail da época incluem o Protocolo de correio e correio FTP em 1973. Ao longo da década de 1970, o trabalho continuaria em protocolos de e-mail até que a ARPANET cresceu para o que nós sabemos como a Internet moderna a partir de 1980. Em 1980, Jon Postel propôs um Mail Transfer Protocol que removeu a dependência do e-mail no padrão FTP. Em novembro de 1981, a Postel publicou o SMTP com o RFC 788.
O SMTP foi projetado para ser um protocolo orientado a conexões com base em texto. Ele suporta a capacidade para o remetente do email comunicar-se com um receptor de e-mail através da emissão de cadeias de comando juntamente com o apoio de informações sobre um fluxo de transmissão de forma ordenada e confiável. Este fluxo é normalmente uma conexão TCP (Transmission Control Protocol).
O Simple Mail Transfer Protocol define o transporte de mensagens, mas não envia o conteúdo da mensagem. Isto pode ser pensado como a definição do envelope de e-mail e os seus parâmetros, mas não do corpo da mensagem. O Padrão 5321 define o envelope atual de SMTP e o padrão 5322 define o cabeçalho e o corpo da mensagem de e-mail e que é vulgarmente referido como o formato de mensagem de Internet.