Craquelure ou craquelé (francês : craquelé, italiana : crettatura) é o padrão fino denso de “cracking” formados na superfície de materiais, quer como parte do processo de envelhecimento ou da sua formação ou produção original. O termo é mais frequentemente usado em referência directa á têmpera ou pinturas a óleo, onde é um sinal da idade que às vezes também é induzida em falsificações e cerâmica, onde é muitas vezes deliberada e, normalmente chamados de “estalo”.
O verdadeiro craquelure acontece quando a tinta numa superfície pintada, ou esmaltada, seca e torna-se menos flexível à medida que envelhece e encolhe e criando uma espécie de rede de fendas quase microscópica que vai até ao suporte, resultante das diferenças de dilatação dos diferentes matérias do suporte e das tintas, uma vez completamente seca a pintura.
Este tipo de padrão de envelhecimento, também pode ocorrer de uma forma precoces, originadas por uma secagem irregular das camadas ou a mudança brusca de temperatura.
O padrão preciso de craquelure depende de onde, quando e sob que condições o quadro foi pintado e, posteriormente, mantidos.
References:
GIANNINI, Cristina & ROANI, Roberta. Diccionario de restauración y diagnóstico. Volume 14 de Arte y Restauración. Editorial NEREA, 2008
NICOLAUS, Knut. Restoration of Paintings. Black Writers Series. Christine Westphal. Könemann, 1999
WARD, Gerald W. R. The Grove Encyclopedia of Materials and Techniques in Art. Oxford University Press, 2008