Canápolis – Bahia/ Brasil
Apresentação
Município brasileiro situado no interior da Bahia, nordeste do Brasil. Os municípios circunvizinhos, são: Santana, Santa Maria da Vitória e Baianópolis e estão todos localizados no extremo oeste baiano.
Toponímia
A cidade de Canapolis foi assim batizada pelo facto de a região possui extensos canaviais.
Economia
A referida região é de grande importância para o estado da Bahia, uma vez que para além da presença de latifúndios, da agro-industria e da produção voltada para a exportação, também há os pequenos agricultores. Eles produzem milho, mandioca e feijão, o que confere a essa região uma dinâmica socioespacial particular.
Demografia e Clima
O município ocupa uma área de 437,2 km2 e possui de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 10142 habitantes. A densidade demográfica da cidade é de 21,5 habitantes por km2 e o seu clima varia de seco (entre os meses de maio e setembro) a chuvoso (outubro a abril). Canápolis está a uma distância da capital soteropolitana de 616 km.
A cidade tem um índice de desenvolvimento humano municipal considerado médio (0,565 em 2010). Os habitantes de Canápolis são chamados de Canapolenses.
História
A história da cidade começa com a ida dos índios Tupiniquins para essa região, migrados sobretudo da região do Angical, também localizado no estado da Bahia, eles foram os primeiros primitivos a habitar a cidade. Porém, o povoado só começou a surgir quando o Capitão Patrício de Queiroz construiu várias casas e nomeou o lugar de “Alagoinhas”. A agricultura possibilitou o crescimento da cidade, que em 1953 ficou conhecida como Ibiaguí. Nessa altura, Ibiagui ainda fazia parte do município de Santana, só vindo a desmembrar-se em 19 de julho de 1962, quando finalmente tornou-se a cidade que hoje conhecemos como Canápolis.